Home Bem-estar Alimentação Conheça alguns alimentos essenciais para ganhar massa magra

Conheça alguns alimentos essenciais para ganhar massa magra

8 min de leitura
0
0

“Massa magra” artigo procurado como nunca nas academias e no meu consultório.

Ganhar massa magra é um ótimo caminho para conquistar um corpo bonito e saudável, afinal, quanto maior é a massa magra, e menor o percentual de gordura, melhor é a definição muscular.

Embora todos concordem com a necessidade de manter um bom percentual de massa magra, nem todos conseguem ter um bom ganho muscular, ainda que treinem pesados e regularmente.

Isso acontece porque os treinos, apesar de ajudarem nesse processo, não são suficientes para diminuir a gordura e aumentar a massa muscular. É preciso aliar a prática de exercícios de força a uma alimentação realmente saudável e balanceada.

Como mais de 50% do nosso corpo seco é composto por proteínas — elementos responsáveis pela formação dos músculos, órgãos, pele, unhas e cabelos — é indispensável ingerir diariamente boas fontes proteicas, juntamente com carboidratos que fornecerão energia, além da ingestão de vitaminas e sais minerais.

Se você adotar uma alimentação equilibrada, certamente garantirá o funcionamento correto do organismo, e obterá mais massa magra como consequência.

Ovo e massa magra – Qual a relação?

O ovo é um alimento proteico muito importante para quem deseja ganhar massa, mas por conta do colesterol e alto teor calórico, não deve ser consumido em grandes quantidades se você não pratica atividade física intensa.

O ovo pode ser considerado uma proteína completa, de alta qualidade. Ele conta com aminoácidos importantes que atuam na reparação dos tecidos musculares que se rompem durante os exercícios físicos. Fica a dica!

Frango

Não é mito! O frango realmente é um grande aliado de quem deseja ganhar massa magra. Fonte de vitaminas do complexo B (B2, B6 e B12), também é rico em aminoácidos essenciais que constroem enzimas e músculos. Como se não bastasse, o peito de frango apresenta menos gordura saturada do que as carnes vermelhas.

Atum

Também do grupo das proteínas magras, assim como outros peixes de águas profundas, o atum não poderia ficar de fora da nossa lista.

Além de ajudar efetivamente no aumento de massa muscular, a ingestão regular desse peixe ajuda na regulação de nosso metabolismo, pois ele é riquíssimo em ácidos graxos essenciais que fazem muito bem para a saúde. É o caso do ômega-3, por exemplo!

Batata-doce

batata-doce é um carboidrato de absorção mais lenta do que a batata-inglesa ou os pães brancos. Perfeito para quem precisa de energia para treinar, mas não quer colocar a dieta a perder, esse alimento é super recomendado. Para completar, trata-se de uma opção saborosa, versátil, acessível e que aumenta a saciedade.

Tofu

O famoso queijo de soja tem uma alta concentração de proteínas e cálcio, ou seja, constrói e fortalece os músculos, além de proteger os ossos. Esse alimento também é fonte de magnésio, mineral essencial na manutenção da energia.

Para completar, o tofu possui isoflavonas, que ajudam no equilíbrio hormonal e, quando os níveis dos hormônios estão adequados, a gordura corporal diminui e os músculos se beneficiam disso.

Quinoa

quinoa (ou quinua)  é altamente proteica e conta com aminoácidos de cadeia ramificada (valina, leucina e isoleucina) na composição.

Sendo assim, ela ativa o ganho de massa e ainda é uma boa fonte de fibras, carboidrato, minerais e vitaminas. Consuma de duas a três colheres por dia no suco, vitamina ou na salada.

Barra proteica

A barra proteica é uma excelente opção de lanche para comer antes e depois do treino ou mesmo no intervalo entre as refeições.

Ela normalmente contém whey protein (a proteína do soro do leite), o que faz dela um alimento rico em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), componentes que representam 1/3 das proteínas de nosso tecido muscular, sendo essenciais para a reconstrução dos músculos e ganho de massa.

Atenção, o consumo de proteínas em excesso pode levar ao aumento de gordura corporal. Não se esqueça de aliar a alimentação a uma atividade de força (como musculação, por exemplo) acelerando seu gasto calórico. 

Conhece alguma outra opção que não entrou na lista? Comente! E não se esqueça de procurar um nutricionista para tornar a sua dieta mais segura e eficaz.

Até a próxima!

 

Deise Santigo é Nutricionista por amor… Deixe que a nutrição cuide de você! CRN:3-40982

Site: http://blog.shopviva.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/shopvivabr/


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Confira 6 ideias de café da manhã e lanches ricos em proteína

Obter a quantidade correta de proteína na sua dieta é importante para uma vida saudável. A…