Home Bem-estar 15 ingredientes nocivos em shampoos e condicionadores que você deve evitar

15 ingredientes nocivos em shampoos e condicionadores que você deve evitar

21 min de leitura
0
0

Como você decide qual shampoo e condicionador comprar para você? O anúncio de uma marca ajuda você a tomar uma decisão, são as críticas que você lê online ou você segue a lista de ingredientes? Sim, é uma boa ideia inculcar o hábito de ler os rótulos dos produtos para os cabelos. Pelo menos, é mais seguro do que seguir cegamente por anúncios ou comentários.

Mas, por que estamos dizendo isso? Porque a maioria dos shampoos e condicionadores comerciais são formulados com uma grande quantidade de produtos químicos prejudiciais! E não, seus níveis de toxicidade não se limitam apenas à saúde do cabelo. Isso significa que eles podem causar perigos com risco de vida!

Os produtos para o cabelo são tóxicos?

A maioria dos produtos para o cabelo contém produtos químicos tóxicos que proporcionam uma gratificação instantânea ao cabelo. Eles ajudam a nos dar fios limpos, brilhantes, saltitantes e suaves, o que muitas vezes nos faz conformar com eles. No entanto, esses benefícios de curto prazo vêm junto com efeitos nocivos de longo prazo – que vão do câncer ao desequilíbrio hormonal.

Aqui está uma lista de ingredientes em seus shampoos e condições que podem ser prejudiciais a longo prazo.

Quais são os ingredientes ruins em produtos para o cabelo?

1. Sulfatos

Os sulfatos [ 1 ] são surfactantes (agentes de ação superficial) usados ​​para limpar a sujeira e o excesso de sebo no couro cabeludo. Eles são usados ​​para fins de espuma em seus shampoos. Esses surfactantes como SLS (lauril sulfato de sódio), SLES (lauril sulfato de sódio) e lauril sulfato de amônio são todos prejudiciais.

Eles podem causar uma reação alérgica no couro cabeludo e até mesmo deixar os cabelos crespos . Além disso, podem ser desreguladores hormonais quando usados ​​por períodos prolongados. Os sulfatos também são prejudiciais ao meio ambiente e às espécies aquáticas.

2. Parabenos

Para aumentar a vida útil dos produtos para os cabelos, os fabricantes adicionam conservantes chamados parabenos [ 2 ]. Eles impedem o crescimento de bactérias em seus shampoos. Parabenos (butil, propil e etil parabenos) são conhecidos por imitar a função do hormônio estrogênio (hormônio feminino responsável pelas funções reprodutivas) e podem aumentar o risco de câncer de mama.

3. Polietilenoglicóis (PEG)

O polietilenoglicol [ 3 ] é um derivado do petróleo usado em produtos para o cabelo como agente espessante. Não há pesquisas suficientes disponíveis para alegar a toxicidade do PEG, mas os especialistas em cuidados com os cabelos acreditam que o PEG pode causar danos ao couro cabeludo. Os PEGs podem ser identificados como números como 100, 120, 14M, 30, 32, 40, 75 e assim por diante.

4. Ftalatos

Os ftalatos [ 4 ] são usados ​​em produtos para os cabelos para aumentar a capacidade de propagação de um produto. Eles são usados ​​para fazer o perfume aderir ao couro cabeludo e ao cabelo. Eles são desreguladores endócrinos, o que significa que podem causar puberdade precoce em meninas e reduzir a contagem de espermatozoides nos homens. Eles também são altamente perigosos para o meio ambiente.

5. Formaldeído

Está pensando em fazer um blowout brasileiro chique ou um tratamento de queratina em vez de mechas lisas? Repense. Esses tratamentos podem conter um ingrediente chamado formaldeído [ 5 ] ou liberadores de formaldeído que são cancerígenos.

Bronopol, imidazolidinil ureia, DMDM ​​hidantoína, quaternium-15 e diazolidinil ureia são liberadores de formaldeído. Esses ingredientes são absorvidos pela pele. As empresas adicionam o formaldeído como conservante nesses tratamentos.

6. Triclosan

O triclosan [ 6 ] era um importante agente antibacteriano em sabonetes até recentemente. Mas ainda é usado em shampoos, pastas de dente e desodorantes. É um desregulador hormonal conhecido. Acredita-se que o triclosan se acumule nas células de gordura e mantenha o corpo em um estado de toxicidade.

7. Dimeticona

Dimeticona [ 7 ] é um tipo de silicone adicionado em produtos para os cabelos. Ele age como uma camada protetora para a haste do cabelo, mas com o tempo, acumula resíduos no couro cabeludo. Ele evita que a umidade entre no cabelo e pode causar irritação no couro cabeludo, obstruindo os poros.

8. Palmitato de retinil

Palmitato de retinila [ 8 ] é o éster de retinol e ácido palmítico. Este ingrediente pode causar coceira, vermelhidão, descamação e descamação da pele. Também pode causar câncer, problemas reprodutivos e toxicidade aos órgãos.

9. Álcool

Os álcoois usados ​​nos cuidados com os cabelos podem deixá-los extremamente secos. Fique longe de álcoois como o propanol e o álcool isopropílico. Os álcoois são usados ​​como agentes espessantes em xampus. Às vezes, eles são usados ​​como emolientes quando derivados do óleo de palma ou óleo de coco. O álcool pode causar fragilidade no cabelo.

10. Fragrâncias

As marcas de produtos para os cabelos são inteligentes o suficiente para não revelar os ingredientes exatos e colocá-los todos em uma categoria – fragrâncias ou perfume. Essas fragrâncias são feitas sinteticamente com uma mistura de uma variedade de produtos químicos tóxicos. De que outra forma você pode fazer shampoos com cheiro de rosa, maçã e lavanda no laboratório?

Eles obviamente não adicionam flores e frutas naturais em seus xampus e condicionadores. Fragrâncias sintéticas podem causar câncer, problemas reprodutivos ou ataques de asma. Algumas fragrâncias podem afetar o couro cabeludo e causar queda de cabelo.

11. Cores

Adoramos ver cores bonitas em nossos frascos de shampoo e condicionador. O tipo de ingrediente usado na fabricação de cores sintéticas de produtos para o cabelo vai deixar você chocado!

Essas cores são derivadas de alcatrão de carvão ou petróleo. Você pode identificar cores sintéticas nas etiquetas pelos termos ‘FD&C’ ou D&C ‘.

12. Tolueno

Tolueno [ 9 ] é um solvente petroquímico usado na maioria das tinturas de cabelo. Eles podem prejudicar o sistema imunológico e até causar defeitos de nascença.

Por favor, fique longe de tinturas de cabelo se você for uma futura mamãe. O tolueno pode ter um efeito prejudicial no sistema nervoso central. O tolueno é frequentemente rotulado como benzeno, fenilmetano, toluol e metilbenzeno.

13. Resorcinol

O resorcinol [ 10 ], um ingrediente comum em tinturas de cabelo e agentes clareadores, está relacionado à irritação da pele. Também pode causar deficiências funcionais do sistema imunológico. Em animais, causa interrupção da função tireoidiana.

14. Sulfeto de selênio

O sulfeto de selênio [ 11 ] é um carcinógeno comprovado (composto que causa câncer). Testes de laboratório em ratos mostraram o desenvolvimento de tumores devido ao sulfeto de selênio. Leia os ingredientes de seus shampoos anticaspa para ficar longe do sulfeto de selênio.

15. Quaternium-15

Quaternium-15 [ 12 ] é um surfactante e conservante em produtos para o cabelo, como shampoos e condicionadores. É um sal de amônio cancerígeno. É também um liberador de formaldeído. Quaternium-15 também é um possível irritante ocular.

Quais ingredientes seu shampoo e condicionador devem conter?

Escolha uma fórmula sem sulfato com surfactantes suaves . Você pode procurar umectantes como óleo de coco para combater qualquer aspereza, sais de quatérnio para condicionar o cabelo e óleos de silicone para brilho.

Procure óleos como óleo de coco, azeite de oliva, óleo de jojoba e óleo de palma em seus condicionadores que ajudam a nutrir seu cabelo. A queratina hidrolisada é um ingrediente que pode estar no seu condicionador que repara os cabelos danificados .

Manteigas como manteiga de manga e manteiga de karité formam uma camada protetora ao redor da cutícula do cabelo. A vitamina E, o óleo de argan e a vitamina B5 também são ótimos ingredientes condicionadores que não apenas nutrem o cabelo, mas também o fazem ficar liso.

Certifique-se de comprar de marcas que divulgam sua lista completa de ingredientes nos rótulos ou no site. Às vezes, até ingredientes derivados de plantas podem causar alergias em algumas pessoas. Fique atento a potenciais irritantes sempre que comprar shampoos e condicionadores.

(originalmente publicado em SkinKraft.com)

Perguntas frequentes sobre produtos químicos nocivos em xampus

1. Quais são os ingredientes mais nocivos em um shampoo?

Sulfatos, parabenos, formaldeído, silicones, etc. são ingredientes prejudiciais encontrados em um shampoo.

2. Quais ingredientes você deve evitar em um condicionador?

Você deve evitar produtos químicos como parabenos, polietilenoglicol, silicones, etc. em condicionadores, pois eles podem prejudicar seu cabelo.

3. Quais ingredientes fazem seu cabelo cair?

Todos os ingredientes de base química que podem prejudicar o couro cabeludo podem causar queda de cabelo. Mesmo os produtos químicos usados ​​nos condicionadores podem causar indiretamente a queda do cabelo, causando danos ao cabelo. Ingredientes químicos como sulfatos, etc., encontrados em produtos para o cabelo podem fazer seu cabelo cair.

4. Como você escolhe um bom shampoo?

Enquanto você compra seu shampoo observe seus ingredientes. Certifique-se de que são adequados para o seu tipo de cabelo e não incluem ingredientes químicos. Eles não devem incluir quaisquer compostos químicos prejudiciais ou fragrâncias e materiais sintéticos.

(originalmente publicado em CocoSoul)

 

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Por que o couro cabeludo coça?

Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia explica os motivos: Dermatites, pedi…