Como a atividade física pode reduzir o risco de câncer
Você pratica exercícios físicos? Saiba que os benefícios da prática regular de atividades vão muito além da melhora do condicionamento físico, perda de peso e estética.
De acordo com a Veja, uma publicação de 2016 da revista científica JAMA Internal Medicine revelou que a prática pode reduzir em média 7% a probabilidade de desenvolver qualquer tipo de tumor.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos, que revisou 12 estudos americanos e europeus.
Durante cerca de 11 anos, a pesquisa acompanhou 1.4 milhão de participantes e registrou 186.932 casos da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que os riscos de aparecimento da doença estão relacionados ao estilo de vida que a pessoa leva.
Sedentarismo, obesidade, sobrepeso e consumo excessivo de gorduras respondem, em especial, pela elevação dos casos de contração de tumores.Clique para TwittarAlém disso, outros estudos recentes da Universidade de Stanford mostram que, atualmente, 73% das mortes nos grandes centros urbanos estão relacionadas ao estilo de vida inadequado, que favorecem o aparecimento das chamadas doenças crônicas, como a obesidade, o diabetes, a hipertensão arterial e o câncer.
Ajuste sua rotina
A medicina preventiva sempre vai ser o melhor remédio para o câncer. Procure seu médico e realize check-ups periódicos.
O diagnóstico precoce eleva a chance de cura e conhecer os fatores de risco que podem levar à manifestação de tumores pode te dar mais tempo para reconhecer e modificar os hábitos que são nocivos à saúde.
Fazer ajustes na rotina, como caminhar pequenas distâncias, trocar o elevador pela escada e o carro pela bicicleta podem colaborar para diminuição dos riscos de desenvolver a doença.
A academia ao ar livre, hoje facilmente encontrada em parques e praças, pode ser uma boa opção para quem ainda não adquiriu o hábito de se exercitar.
E, apesar de não estar muito claro se há algum tipo de atividade específica que seja superior na prevenção do câncer, é recomendado investir em qualquer atividade física, desde que se tenha procurado ajuda especializada para definir quais são os exercícios mais indicados para cada pessoa e qual deve ser a sua intensidade.
Dentre as recomendações médicas, basta escolher aquelas atividades com as quais você mais se identifica e sente prazer, isso também é importante, pois gostar dos exercícios aumenta a chance da prática ser mantida regularmente e, consequentemente, reduz as chances de incidência de doenças crônicas.