Fitoterápicos para o equilíbrio emocional
O chá de ervas é uma opção utilizada há milênios e aplicada até hoje
Excesso de compromissos, competitividade e preocupação com o futuro são fatores a serem levados em conta quando discutimos sobre ansiedade. Esquecemos do presente, da observação do agora para colocar uma lupa no que ainda irá acontecer.
O problema é que a ansiedade, mesmo fazendo parte do comportamento humano, em desequilíbrio pode acarretar em doenças como o estresse, angústia, depressão, obesidade, insônia e outras.
Combater a ansiedade e adquirir melhor equilíbrio sobre as emoções é um exercício diário e por meio de alguns hábitos podemos alcançar excelentes resultados. As ervas, por exemplo, possuem compostos especiais que agem diretamente no funcionamento dos órgãos e sistemas para o equilíbrio do organismo.
Hábito milenar
O famoso chazinho da vovó já era uma prática usada pelos povos egípcios em que o conhecimento sobre as ervas pertenciam aos sacerdotes. Esse costume caminhou junto à história da humanidade e faz parte até hoje dos nossos costumes. De acordo com a OMS em torno de 90% da população mundial já utilizavam as ervas como principal recurso para tratamento da saúde.
Atualmente existem diversos estudos em torno deste hábito popular comprovando a eficiência de determinadas ervas para a saúde física e mental. Essas pesquisas também alertam em relação às dosagens saudáveis e os agentes tóxicos dessas bebidas quando consumidas de forma desregular.
As melhores opções para controlar a ansiedade
As flores de camomila são utilizadas no combate a insônia e a ansiedade como um sedativo natural. Para consumir a bebida a melhor forma é por meio da infusão. No preparo de uma xícara de chá acrescente uma colher das flores secas da camomila. Tome pelo menos três vezes ao dia.
Capim cidreira, capim limão, capim santo
Essas opções são também aplicadas na produção dos óleos essenciais e possui diversos benefícios para saúde emocional e física. As folhas são utilizadas tanto secas quanto frescas. Corte as folhas e despeje por 10 minutos na água fervente. A indicação é tomar até duas vezes ao dia.
Melissa
A melissa é indicada no combate à ansiedade, histeria e angústias. A infusão é a forma mais adequada de consumir o chá. Utilize de 1 a 3 gramas da planta fresca em 200 ml de água. Deixe abafado por 10 minutos e consuma três vezes ao dia.
Folhas de maracujá
No combate à insônia e com eficiente teor sedativo as folhas do maracujá são alternativas naturais que podem ser aplicadas como calmantes. Consuma a infusão do chá antes de dormir.
Fonte: www.ativasabc.com.br