Home Bem-estar Alimentação Manteiga Ghee: benefícios para a saúde e sabor para as receitas

Manteiga Ghee: benefícios para a saúde e sabor para as receitas

7 min de leitura
0
0

Mais concentrada que a versão tradicional, a manteiga clarificada garante benefícios nutricionais e sabor especial aos pratos

Conhecida por fazer parte do cardápio saudável de famosos, a manteiga clarificada, também chamada de manteiga ghee, conquistou muitos adeptos que buscam por mais qualidade de vida e sabor para as receitas. De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, essa versão do óleo é fonte de nutrientes, tem função antioxidante e é um alimento com alta densidade energética – o que atraiu diversas celebridades do mundo fitness.


“Além disso, a ghee é rica em vitaminas A e E, que ajudam a fortalecer as defesas naturais do organismo, previnem o envelhecimento precoce e contribuem para a saúde da pele, dos olhos e dos cabelos. Também possui melhor digestibilidade que a manteiga comum, sobretudo por ter uma grande redução no teor de lactose”, explica a especialista.


Por esse motivo, é recomendada, principalmente, por quem possui intolerância ao açúcar do leite. Não só isso, o alimento também é indicado para quem precisa diminuir a quantidade de sódio – um inimigo quando o assunto é pressão arterial e retenção de líquidos – já que sua composição é 100% livre do componente.

Versátil, a manteiga clarificada pode ser utilizada em diversas aplicações culinárias e, como toda gordura, realça o sabor de preparações. O ingrediente pode fazer parte de receitas grelhadas, assados (bolos e tortas), para temperar saladas cruas e incrementar torradas e pães, em uma substituição da margarina comum.

Entretanto, a nutricionista do Oba Hortifruti salienta que o consumo exige atenção: “assim como qualquer outro alimento, quando consumida em excesso, a manteiga ghee também pode se tornar prejudicial para a saúde. Por isso, deve ser incorporada ao cardápio com cautela e dividindo espaço com outras fontes de gorduras, as insaturadas, como o azeite e as castanhas”, finaliza a profissional.

Por fim, Renata ensina o passo a passo de pãozinho caseiro para degustar com a manteiga e uma versão da ghee que pode ser aromatizada com ervas de forma caseira. Confira!

PÃO CASEIRO

  • 500g de farinha de trigo
  • 250mL de água morna
  • 1 ovo
  • 1 col de sopa de açúcar
  • 1 col de chá de sal
  • 2 envelopes de fermento granulado

1) Misture o fermento em 50mL de água e reserve.
2) Acomode a farinha em uma vasilha e acrescente o ovo, o sal e o açúcar.
3) Adicione o fermento e vá adicionando a água aos poucos, misturando a massa inicialmente com uma colher de pau e em seguida sovando com as mãos até que a massa se solte da vasilha.
4) Deixe descansando por cerca de 30 minutos e em seguida abra a massa com um rolo de macarrão e modele no formato que deseja assar.
5) Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até que o pão fique dourado.
6) Sirva ainda quente com manteiga ghee.

 

MANTEIGA GHEE AROMATIZADA


1) Aqueça a manteiga ghee em banho-maria até que fique bem líquida.
2) Adicione ervas de sua preferência (orégano, alecrim, manjericão).
3) Deixe descansando por pelo menos 1 dia antes de utilizar.
4) Utilize em pães, torradas ou para temperar carne e até mesmo saladas.

FARM RIO
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

A unanimidade brasileira chamada castanha de caju! Como não amar?

Não importa como: torrada, crua, doce, com sal ou triturada, a castanha de caju com…