Home Bem-estar Relação Cores x Sono

Relação Cores x Sono

5 min de leitura
1
0

As cores fazem parte da nossa vida e comunicam nossa forma de se colocar no mundo. Cores fortes ou suaves estão nas nossas roupas, decoração e objetos que escolhemos ter conosco. Há muito se estuda o poder das cores e como elas influenciam nossa vida. Seja na saúde, alimentação, no humor e bem-estar. O estudo das cores não faz parte só do mundo das artes, design e marketing e está intimamente ligada a nossa saúde também.

colorful-abstract-background-1084082_1280

A cromoterapia é um tratamento que consiste na utilização das cores para tratar doenças, restaurando o equilíbrio físico e emocional. Historiadores apontam que desde o Antigo Egito as cores eram usadas com fins terapêuticos, mas no Ocidente este tipo de terapia só passou a ser conhecida e aplicada a partir do século XIX. E as cores são grandes aliadas na missão de obter um sono de qualidade em meio a uma rotina corrida, como a que vivemos nos dias de hoje.

“Estudos apontam que 40% da população brasileira sofre com problemas como insônia, apneia ou ronco”, declara Vivian Cardoso, representante da Euro Colchões, empresa associada ao Sleep To Live Institute, um instituto de referência no estudo da saúde do sono. Vivian ainda alerta como o ambiente é importante para um sono reparador: “Investir em um colchão de qualidade, lençóis confortáveis e uma decoração aconchegante ajudam e muito a dormir melhor. Nesse quesito as cores são fortes aliadas em para ciar um espaço convidativo ao descanso”.

Quais as cores ideais para dormir melhor?

  • Não existe uma regra, pois cada um tem sua tonalidade preferida. Mas algumas cores realmente ajudam a relaxar, como as mais suaves.
  • Violeta – conhecida como a cor da espiritualidade, inspira meditação e relaxamento. A luz deste tom induz a transmutação energética.
  • Rosa – inspira pureza, delicadeza e eleva os pensamentos. Aposte nos detalhes neste tom que está associado à alegria, à felicidade e ao equilíbrio emocional e também ao amor.
  • Verde – a cor ajuda na busca do equilíbrio, da serenidade e harmonia, em função do seu efeito calmante e refrescante é capaz de suavizar todo o organismo.
  • Azul – a cor transmite tranquilidade e aconchego, fatores fundamentais para o descanso e relaxamento.
  • Vermelho – Sim, as cores quentes têm seu lugar no quarto. Elas ajudam na composição junto com cores neutras e calmantes e dá a sensação de aconchego e alegria.

Independentemente da sua cor preferida, o ato de dormir é fundamental para a saúde. Estar com o sono em dia ajuda seu corpo a realizar diversas funções metabólicas fundamentais para o organismo. Se você tem dificuldade para adormecer, as cores podem ser grandes aliadas, mas sozinhas não fazem milagres. Importante investir em uma alimentação balanceada, exercícios regulares e evitar o uso excessivo de álcool e cortar o tabagismo da sua vida. Se cuide.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Saiba o que pode estar causando distúrbios no nosso sono durante a quarentena

A neuropsicóloga e psicanalista Leninha Wagner aponta os motivos porque muitas pessoas est…