Dia Nacional da Saúde e Nutrição
O dia 31 de março é lembrado como o Dia Nacional da Saúde e Nutrição. Esse dia é importante por lembrar de dois fatos indispensáveis à vida do homem: a saúde, que é o estado de completo bem estar físico, mental e social, em que o indivíduo está livre de qualquer doença.
E a Nutrição, que é a especialidade que cuida dos alimentos ingeridos, prescreve dietas, com finalidade de equilibrar o balanço energético e nutricional do organismo.
A data foi criada com a intenção de lembrar o quanto é importante uma alimentação saudável para se manter o bom funcionamento do organismo.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que o número de pessoas acima do peso cresce 1,5% ao ano, e que 52,1% dos homens e 44,3% das mulheres estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) além do normal. Isso significa que metade da população do país está acima do peso.
Por essa importância, nós do site Vida Plena e Bem Estar, convidamos o médico da Vivace Clínica da Saúde do Homem, Dr. Paulo Roberto Salustiano para falar sobre a importância de uma boa alimentação para a saúde, principalmente dos homens, sua especialidade.
Dicas para uma alimentação e uma boa saúde
Para realizar uma boa alimentação, é importante saber que ter controle sobre o que se come vai fazer toda a diferença, sem exageros para menos ou para mais. Por isso, seguem algumas dicas para se manter saudável com uma boa alimentação.
- Faça pelo menos três refeições e dois lanches por dia
- Inclua nas refeições: cereais, tubérculos e raízes
- Evite ao máximo refrigerante e sucos industrializados
- Coma feijão e arroz todos os dias, ou pelo menos cinco vezes por semana
- Consuma três porções de leite ou derivado por dia, uma porção de carne, aves ou peixes
- Consuma, no máximo, uma colher de óleo vegetal, azeite ou margarina
- E o mais importante, beba pelo menos dois litros de água por dia
Se colocada em prática, esse exemplo de dieta vai te ajudar a melhorar sua saúde através da nutrição. Exercícios físicos diários também são fundamentais, aliados à correta ingestão de nutrientes.
É bom lembrar que toda mudança de hábito ou adaptação alimentícia, seja homem ou mulher, deve ser feita com acompanhamento de um especialista em nutrição, profissional de saúde dos mais importantes.