Home Bem-estar Entenda como a hidroterapia pode ajudar nas dores de cabeça

Entenda como a hidroterapia pode ajudar nas dores de cabeça

4 min de leitura
0
0

Você sabe o que é cefaleia? Muitas pessoas não sabem, mas, grande parte já sentiu este mal. Atualmente, 90% dos brasileiros têm ou terão aquela famosa dor de cabeça, também conhecida como cefaleia.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse é um dos males que mais atingem a população do país. Muitas pessoas não dão importância a ‘essas dorzinhas’ que, quando frequentes, causam um grande desconforto e podem ser um sintoma de outra doença.

dor-de-cabeca

Como explica o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, diretor clínico da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG), as cefaleias podem ser divididas em dois grandes grupos: as primárias, que são as enxaquecas; e as secundárias, que são sintomas de enfermidades específicas no sistema nervoso central.

“O tratamento das dores de cabeça inicialmente é feito por meio de medicamentos, mas, existem algumas técnicas não farmacológicas que ajudam o paciente a administrar melhor sua cefaleia, uma delas é a hidroterapia. Tanto o tratamento com medicamentos quanto a hidroterapia visam reduzir a frequência do surgimento das dores e também preveni-las”, diz Rogério.

Especialista em fisioterapia aquática, o profissional orienta que a hidroterapia, especialidade que se utiliza da água aquecida, exige do fisioterapeuta conhecimentos das propriedades hidrostáticas (água parada), hidrodinâmicas (água em movimento) e termodinâmicas (troca de calor entre o ambiente e o corpo) da água, bem como da anatomia, fisiologia e biomecânica corporal.

“Uma parcela considerável das cefaleias está relacionada aos vasos sanguíneos da região da cabeça. A pressão dentro desses vasos e suas reações de dilatação e contração muitas vezes são as origens da cefaleia. Os exercícios aquáticos podem ser direcionados para interferir nessas reações e tornar o sistema circulatório mais eficiente, auxiliando o paciente a se manter distante do seu limiar de dor”.

 

Fisior Hidroterapia – Rogério Celso Ferreira e Ana Paula Oliveira
Rua Padre Marinho, 15, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG) // (31) 3055-3555

www.facebook.com.br/fisiorhidroterapia // Instagram: @fisiorhidroterapia


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Dieta e Enxaqueca

A enxaqueca pode ser classificada como uma cefaleia primária, ou seja, sem causa co…