Home Bem-estar Compreenda a importância do sono para o bebê

Compreenda a importância do sono para o bebê

5 min de leitura
1
0

Por Júlia Ourique Medici

A respiração devagar, os doces suspiros e ao fundo, somente a música do móbile do berço. Estes são sinais que agradam qualquer mamãe, pois significam que o seu bebê está dormindo muito bem. Quando o filho tem uma boa noite de sono, o dia será produtivo para a mãe.

É importante para os pais saberem que uma noite completa de sono é essencial para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. “O sono é o ingrediente essencial para o desenvolvimento do bebê e do seu sistema nervoso” – afirmam os especialistas em sono da empresa Colchões Ortobom. Um sono sem interrupções melhora o humor, o comportamento e as funções físicas dos bebês, por isso é preciso investir em um quarto harmonioso e confortável para o seu filho.

bebê sono

Benefícios para o bebê

As crianças precisam dormir duas vezes mais do que os adultos. Para os bebês, o ato de dormir é como se “recarregasse” a bateria para um desenvolvimento pleno. Enquanto os pais acreditam que o bebê está totalmente descansado enquanto dorme, especialistas relatam que na verdade, nestas horas a função é até maior do que nos adultos: eles têm dois grandes ciclos do sono – sono profundo e sono ativo – que muda a cada 60 minutos.

O sono ativo, ou o que conhecemos como REM (rapid eye movement) é quando o bebê está sorrindo ou quando as pálpebras ficam trêmulas. O corpo da criança fica relaxado mas a mente fica alerta o tempo todo porque muitas atividades estão acontecendo no cérebro, o que resulta nestes movimentos. Nesta fase do sono, as habilidades motoras da criança são desenvolvidas.

Enquanto isso, o sono profundo é desconhecido para todos. Não há estudos que comprovem o que acontece no cérebro do bebê durante este ciclo. Alguns especialistas acreditam que durante o sono profundo o cérebro desenvolve capacidades cognitivas e faz conexões do que aprendeu e guarda no subconsciente. De qualquer forma, é uma fase definitivamente boa para o bebê.

Além do que já foi informado sobre os benefícios do sono ininterrupto para o bebê, outros fatores também devem ser levados em consideração como melhora das habilidades de interação e afeta positivamente o sistema imunológico do seu filho. Sabemos que é um desafio para os pais assegurar que o filho terá uma noite de sono completa e de qualidade mas com planejamento e dedicação, é certo que seu filho crescerá plenamente e trará muitas alegrias quando acordar!


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Um comentário

  1. A Importância do Sono do Bebê - Entendo e o Ajudando

    4 de outubro de 2015 at 18:06

    […] os bebezinhos precisam dormir. Ao dormir eles têm o tempo para o corpo a se recuperar e repousar. O sono precisa […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Ausência de estímulos em bebês pode impactar no desenvolvimento

A Meu Baby Gym oferece exercícios de psicomotricidade com o objetivo de desenvolver…