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Luz branca emitida por aparelhos eletrônicos prejudica a qualidade do sono

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São diversos os motivos pelos quais podemos ter insônia durante a noite. Atividades físicas tarde da noite, alimentação inadequada e local pouco aconchegante estão entre as causas das noites mal dormidas.

Na última descoberta, publicada na revista Nature, o neurologista Charles Czeisler, chefe da Divisão de Medicina do Sono da Universidade de Harvard, constatou que smartphones, laptops e tablets também podem causar problemas no sono. O motivo não está apenas nas horas gastas madrugada adentro que esses aparelhos eletrônicos nos fazem perder, mas principalmente na luz branca que eles emitem.

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A exposição constante a luzes artificiais prejudicam o ciclo diário do corpo, que acaba ficando desregulado. Segundo ele o corpo humano não está acostumado com a luz artificial, e a influência dela se prolonga ao anoitecer. “A luz artificial que atinge a retina entre o anoitecer e o amanhecer exerce efeitos fisiológicos por meio da visão. Inibe substâncias necessárias para promover o sono, ativa neurônios e cria uma excitação que suprime o lançamento noturno da melatonina, hormônio responsável por produzir o sono”, explica.

A gerente de produtos da Colchões Ortobom, empresa especialista na área, reforça a importância do estudo. “Às vezes a pessoa tem problemas para dormir e nem mesmo o colchão correto pode ajudá-la. É importante que o sono seja visto como uma rotina que precisa de seus rituais, e como qualquer outra atividade, possui fatores que o estimulam ou desestimulam”.

E você? Costuma perder o sono ao ficar muito tempo exposto a luzes de aparelhos eletrônicos?


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2 Comentários

  1. vivia.vieira@hotmail.com'

    Maria Eduarda

    6 de abril de 2017 at 20:26

    sim!!!

    Reply

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