Home Bem-estar Alimentação Como o chá verde pode ajudar a emagrecer

Como o chá verde pode ajudar a emagrecer

7 min de leitura
0
0

Nenhum suplemento ou programa de perda de peso é conhecido por fazer milagres. No entanto, estudos indicam que o chá verde tem muitos benefícios reservados para aqueles que estão em programas de perda de peso.

Por mais de 4.000 anos, o povo chinês tem bebido e usado chá verde como uma cura para várias doenças. Tornou-se associado a muitas culturas na Ásia, do Japão ao Oriente Médio.

O chá verde tem sido usado como medicamento tradicional nesses países para ajudar em tudo, desde o controle de sangramento e ajuda na cicatrização de feridas até a regulação da temperatura corporal, açúcar no sangue e promoção da digestão.

O chá verde vem de uma planta nativa da Ásia chamada Camellia sinensis.

A rica presença de polifenóis catequina, particularmente galato de epigalocatequina (EGCG) é a razão pela qual o chá verde tem tantos benefícios para a saúde.

EGCG é a substância responsável por destruir os radicais livres no corpo, que são a causa número um do envelhecimento e das doenças. Um poderoso antioxidante, o EGCG pode não apenas inibir o crescimento das células cancerosas, mas também destruí-las sem prejudicar as células saudáveis. Também pode ajudar na redução dos níveis de colesterol.

A perda de peso e as propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas também são alguns dos benefícios contidos no chá verde ou em uma cápsula de extrato de chá verde. Um estudo de pesquisa realizado por cientistas americanos e suíços sobre os benefícios do chá verde na perda de peso foi concluído e os resultados publicados no American Journal of Clinical Nutrition and Urology. Durante o curso de seu estudo, eles descobriram que o chá verde contém certos compostos que contribuem para o benefício da perda de peso.

O chá verde é uma ótima alternativa para pessoas que estão em programas de perda de peso, pois pode ajudá-las a ter um estilo de vida mais saudável. Por exemplo, em vez de tomar café com creme, que é rico em calorias, o chá verde não só pode evitar que você ingira muitas calorias, mas também contém várias substâncias saudáveis, como polifenóis e flavonóides. Ele também contém uma pequena quantidade de cafeína, uma substância-chave usada na maioria dos programas de perda de peso por causa de suas propriedades inibidoras do apetite.

Outros estudos mostram que o chá verde pode ajudar a reduzir a gordura, inibindo os efeitos da insulina. A insulina é responsável por converter a glicose em energia para o corpo ser armazenada em gordura. Ao retardar a insulina, o açúcar é enviado diretamente aos músculos para uso instantâneo, evitando assim a formação de gorduras.

O chá verde também pode promover a termogênese, o processo pelo qual o corpo queima gordura e libera calorias. Este processo é provocado pela interação de cafeína e polifenóis catequina presentes no chá verde. É por isso que os programas de perda de peso à base de chá verde são uma forma eficaz de estimular as taxas metabólicas.

Portanto, não apenas o chá verde proporcionará inúmeros benefícios para a perda de peso e para a saúde, como também uma boa xícara de chá!

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

O poder das especiarias na xícara de chá

Canela, gengibre, cravo, cardamomo e cúrcuma são ingredientes que enchem a x…