A cintilografia pode auxiliar o trabalho médico nos primeiros cuidados a pacientes com risco cardíaco

Um estudo realizado por médicos do Hospital do Coração do Brasil (HCBr), integrante da  Rede D´Or São Luiz em Brasília, foi selecionado para apresentação no American College of Cardiology 2017, um dos maiores congressos de cardiologia do mundo.

O evento aconteceu entre os dias 17 e 19 de março, em Washington D.C. nos Estados Unidos, e contou com a presença de formadores de opinião de mais de 120 países.

A pesquisa revelou que o uso da Cintilografia de Perfusão Miocárdica em Repouso – um exame de imagem – em pacientes que chegaram ao pronto-socorro com dor no peito, pôde auxiliar nos primeiros cuidados a pacientes com risco cardíaco de angina ou infarto.

Realizado entre novembro de 2015 e abril de 2016, o estudo analisou o quadro clínico de 100 pacientes que procuraram o Pronto Socorro com queixa de dor no peito.

Entre os pacientes analisados, 85 que tiveram o exame normal receberam alta e, acompanhados pela equipe médica durante um mês, não apresentaram nenhuma complicação como infarto, morte ou necessidade de revascularização – cirurgia cardíaca para colocação de ponte de safena mamária ou angioplastia.

Dos outros 15 internados com alguma alteração no exame cintilográfico, cinco tiveram eventos cardíacos, mostrando que o exame foi importante na seleção dos pacientes que precisavam realmente ficar no hospital.

“O estudo mostrou que este pode ser um ótimo exame nesse contexto, ajudando o plantonista a definir se o paciente pode ir para casa com segurança ou se há necessidade de internação para melhor investigação”, explica o cardiologista e médico nuclear do HCBr, Lucas Cronemberger.

A diferença entre os grupos foi estatisticamente significativa, comprovando a importância do exame para definição de conduta em relação a esses pacientes.

O trabalho também foi publicado na Journal of the American College of Cardiology (JACC), uma renomada revista científica.

“Participar de um evento dessa magnitude já é por si só uma experiência fantástica. Levar um trabalho científico todo feito no Brasil é motivo de muita satisfação”, completa Cronemberger.

 

Hospital do Coração do Brasil

O Hospital do Coração do Brasil (HCBr) oferece atendimentos de urgência e emergência cardiovascular, com médicos especialistas e  equipe assistencial durante 24 horas. O Hospital conta com Centro Cirúrgico, UTI cardiológica, Emergência Cardiovascular 24h, Ambulatório Médico e os mais diversos exames.

Rede D´Or São Luiz

A Rede D’Or São Luiz é a maior rede de hospitais privados do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. No DF, três hospitais integram a Rede: Hospital Santa Helena, no Setor Hospitalar Norte; o Hospital Santa Luzia e o Hospital do Coração do Brasil, ambos no Setor Hospitalar Sul.

No Brasil, o grupo opera com 33 hospitais próprios, dois hospitais sob gestão e um em fase de construção. Possui 5 mil leitos, com planos de chegar a 8 mil leitos em 5 anos. São ao todo 38,6 mil funcionários e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,1 milhões de atendimentos de emergência, 205 mil cirurgias, 26 mil partos e 320 mil internações por ano.

Além dos centros hospitalares, a Rede D’Or São Luiz também conta com participação no Grupo Oncologia D’Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *