Por um coração mais saudável
Os números chamam a atenção: segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido às doenças do coração. Só no Brasil, estima-se que existem pelo menos 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema cardíaco. Desse total, nos próximos 12 meses, cerca de 120 mil devem morrer devido a complicações cardíacas e derrames cerebrais.
Quando se trata do coração, prevenir é o melhor remédio. E uma das maneiras mais eficazes de evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares é manter uma alimentação equilibrada. Hoje, a soja está entre os alimentos mais estudados em relação aos benefícios para a saúde e a redução dos níveis de colesterol. Um exemplo disso é que, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova a proteína da soja como um alimento com propriedade funcional, sugerindo que o consumo diário de no mínimo 25 gramas, associado a hábitos de vida saudáveis, pode ajudar a reduzir o colesterol.
Segundo a nutricionista Bianca Chimenti, entre os alimentos que podem auxiliar no processo de redução de riscos cardiovasculares, está a soja. “A soja é considerada um alimento funcional, uma vez que contém isoflavonas, composto que auxilia na redução do colesterol, além de ser fonte de proteínas de boa qualidade, gorduras “boas” (ômegas 3 e 6), fibras, vitaminas e minerais. Além disso, ela é considerada uma fonte protéica de alto valor biológico, pois possui aminoácidos essenciais em sua composição e nutrientes importantes ao funcionamento do organismo”, explica.
“Uma alimentação equilibrada, baseada no consumo de carnes magras, alimentos fonte de fibras, tais como frutas, verduras, legumes, grão integrais e leguminosas, como a soja, por exemplo, é uma grande aliada na luta contra o colesterol”, elenca Bianca. “Tudo isso, quando associado à prática regular de exercícios físicos, é o caminho para uma vida plena e com mais saúde”, complementa.
Confira 5 dicas, segundo a nutricionista Bianca Chimenti, para uma alimentação e um coração mais saudável:
- Evite frituras e o excesso de gordura saturada, açúcar e embutidos;
- Prefira gorduras chamadas “boas”, como as presentes no azeite, óleo de soja, canola e milho e em seus derivados, como os cremes vegetais;
- Inclua alimentos com soja, já que o consumo de 25g de proteína de soja ao dia ajuda a reduzir o colesterol. Bebidas à base de soja são uma opção prática e saborosa neste caso;
- Adicione ao cardápio as frutas, legumes, verduras, pois são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras;
- A aveia é uma ótima opção para ser incluída ao longo do dia, pois contém fibras solúveis que ajudam a diminuir a absorção do colesterol.
Post oferecido pela Ades. Líder nacional na categoria de bebidas à base de soja, AdeS foi lançado em 1988, na Argentina. Em 1996, passou a ser importado para o Brasil e, no ano seguinte, começou sua fabricação local. Alimento à base de soja com alto valor nutritivo, AdeS introduziu o hábito do consumo dessas bebidas no país, e se tornou sinônimo de categoria.