Hidroterapia é um dos tratamentos indicados para os traumas de coluna
Acidentes de trânsito, quedas de lajes, mergulhos em águas rasas e ferimentos com arma de fogo são alguns dos incidentes que causam traumas na coluna vertebral e que têm grande frequência entre os brasileiros.
Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG), esse tipo de trauma pode provocar a fratura de uma vértebra e, consequentemente, lesões na medula espinhal.
“A gravidade das consequências de um trauma vai depender da vértebra lesionada.
As lesões completas nas primeiras vértebras (cervicais) são piores que nas últimas (lombares e sacro-coccígeas).
Uma vértebra pode sofrer diversos tipos de lesões traumáticas, sendo a mais comum a fratura. Já os casos mais graves podem levar à tetraplegia”, explica o especialista.
No tratamento de um trauma na coluna, a hidroterapia pode acelerar a recuperação do paciente.
“Nesses casos, os músculos que se inserem na vértebra fraturada precisam estar sob controle e relaxados.
Caso contrário, a estabilidade necessária para a consolidação óssea correta não será mantida.
A consequência disso pode ser uma pseudoartrose, que é o aparecimento de uma falsa articulação no local da fratura não consolidada”, explica Rogério.
Segundo o fisioterapeuta, com a hidroterapia é possível conseguir o relaxamento muscular necessário para a estabilidade da fratura, já que é retirado o peso sobre a coluna ao realizar exercícios específicos na água aquecida.
“Na piscina conseguimos eliminar a carga na coluna inclusive com a pessoa na postura de pé, o que não é possível fora d’água.
Isso favorece a realização de exercícios em posições mais funcionais e acelera a recuperação pós-lesão, antecipando o retorno da pessoa às suas atividades de trabalho, esporte e lazer”, completa Rogério Celso.
O fisioterapeuta esclarece ainda que o uso de coletes para estabilização da coluna não impede a hidroterapia, pois o paciente pode entrar na piscina com o colete para realizar os exercícios.
Serviço
Fisior Hidroterapia – Rogério Celso Ferreira e Ana Paula Oliveira
Rua Padre Marinho, 15, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG) – (31) 3055-3555
www.facebook.com.br/fisiorhidroterapia e Instagram: @fisiorhidroterapia