Home Bem-estar Saúde Material Odontológico: Descubra Os Principais Itens De Uma Clínica

Material Odontológico: Descubra Os Principais Itens De Uma Clínica

6 min de leitura
0
0

Para um consultório odontológico poder funcionar é necessário a presença de diferentes materiais odontológicos que serão utilizados no cotidiano das consultas e procedimentos cirúrgicos.

Alguns deles atendem a demandas específicas de determinadas áreas da odontologia, como a ortodontia, estética ou a implantodontia. Por outro lado, há materiais que são de uso comum entre todas as áreas, em qualquer clínica de dentista.

Além de equipamentos, há também os descartáveis odontológicos, utilizados durante a consulta para oferecer mais conforto e segurança para os pacientes.

Para que você conheça mais sobre esses materiais, hoje vamos te apresentar alguns deles e explicar suas utilizações. Vamos lá?

 

MATERIAL ODONTOLÓGICO: GERAIS E ESPECÍFICOS

A seguir, uns entre os principais equipamentos utilizados por todos os dentistas.


Conjunto Odontológico

Está presente em todos os consultórios e, sem ele, uma consulta, ou qualquer procedimento realizado por um dentista, seria inviável. Basicamente, ele é constituído por itens como cadeira, pedal de comando, mesa de equipamentos, suctora, refletor e mocho (um tipo de cadeira).

Todos os itens do conjunto odontológico são específicos para a atuação dos profissionais desta área, sendo desenvolvidos para unir conforto e funcionalidade, e para facilitar a higienização constante.

 

Raio X

Os aparelhos de Raio X são fundamentais para a realização e visualização das radiografias odontológicas. É por meio desse exame que muitos diagnósticos são dados, possibilitando exames e um histórico clínico.

 

Autoclave

Talvez você conheça a autoclave de outros lugares, como salões de beleza e barbearias. Acontece que esse item também é um material odontológico presente em todas as clínicas. Ele é fundamental para a esterilização dos materiais utilizados pelo dentista, e atua desinfetando diversos instrumentos por meio de um forte vapor sob pressão.

 

Compressor

O que faz um compressor? Como o nome sugere, ele “comprime” alguma coisa. nesse caso, o compressor odontológico comprime o ar utilizado para fazer funcionar alguns aparelhos, como o sugador e o jato de profilaxia.

 

Adesivos (Dentística Restauradora)

Essa especialidade da odontologia realiza reconstruções de dentes. Os adesivos são importantes para diversos tratamentos dessa área, tendo a função de unir a estrutura do dente ao material utilizado na restauração do mesmo. Eles podem ser de três tipos diferentes: fotopolimerizáveis, autopolimerizáveis e duais.

 

Brocas (Endodontia)

A Endodontia é responsável por tratar lesões e doenças da polpa dentária. As brocas são utilizadas no acesso cavitário e funcionam a partir de pequenos motores, que as fazem rotacionar na velocidade necessária. 

Existem diferentes tipos de brocas, que atendem a diferentes propósitos, como a esférica carbide, a diamantada esférica e a de transmetais.

 

Alginato (Prótese E Implante)

O nome dessa especialidade é autoexplicativo: ela atua na reconstrução e na reposição de dentes, por meio de implantes e próteses. O alginato é o material odontológico utilizado para moldar as próteses. Ao ser misturado com a água, ele adquire a consistência de um gel, que então pode ser utilizado para a moldagem.

 

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Bruxismo: causas e tratamento

O bruxismo, de maneira simplificada, é o ranger ou apertar dos dentes de forma involuntári…