Home Bem-estar Alimentação Desvende os segredos do Matcha, o super chá japonês

Desvende os segredos do Matcha, o super chá japonês

8 min de leitura
0
0

Em tempo de cuidados com a saúde e trabalho em home office, tenha em casa uma bebida aliada da imunidade e da concentração

matchá

Com alto teor de antioxidantes e rico em fibras e vitaminas, o Matcha é resultado de um processo artesanal no qual os brotos jovens da Camellia sinensis – a planta que dá origem ao chá – são reduzidos a um pó fino em moinho de pedra.

A bebida muito apreciada no Japão tem uma cor verde viva, resultado do sombreamento pelo qual passam as folhas para acelerar a produção de clorofila. O resultado é um chá único pelo sabor e pela explosão de propriedades que fazem bem à saúde.

Desvende os segredos do Matcha revelados por especialistas da Tea Shop, a maior e mais especializada rede de chás do país com 35 lojas:

1.      É estimulante

O Matcha contém teína, uma espécie de prima da cafeína. A teína e a cafeína são a mesma molécula, porém metabolizadas de forma diferente no organismo. A teína do chá, ao contrário da cafeína do café, é liberada gradualmente no organismo durante cerca de quatro horas.

No caso do Matcha, o tempo de liberação é ainda maior, por cerca de seis horas, e sem aumento da pressão arterial ou frequência cardíaca. Por isso, proporciona vitalidade e concentração por um período duradouro.

2.      É ultra saudável

Além do poder antioxidante do chá verde, que neutraliza a ação dos radicais livres, o Matcha tem alto teor de vitaminas, regula os níveis de colesterol, melhora a circulação sanguínea e o metabolismo. Graças à teína, também impulsiona o rendimento intelectual e a concentração. Uma xícara de Matcha orgânico equivale em teor de antioxidantes a 10 xícaras de chá verde.

3.      O preparo tem ritual

O Matcha pode ser tomado quente ou gelado, mas é diferente do demais chás porque não precisa ficar em infusão. A maneira tradicional de preparar é batendo o pó verde em um bowl com um pouco de água aquecida.

Para o preparo perfeito existem uma medida e uma batedora de bambu específicas. E aqui fique esperto: os japoneses levam a sério cada etapa do preparo do Matcha, como se fosse um verdadeiro ritual. A Tea Shop disponibiliza um kit completo para a cerimônia do chá japonês, com batedora e colher de bambu, bowl, Matcha orgânico e um case de madeira com acabamento em couro para armazenar o chá e os acessórios.

4.      Como preparar

  • Colocar uma medida de Matcha no bowl.

  • Adicionar 50 ml de água quente (mínimo 80 graus).

  • Mexer lentamente com a batedora de bambu até dissolver o pó.

  • No final, bater vigorosamente até obter espuma.

  • Acrescentar 80 ml a 100 ml de água quente (mínimo 80 graus) para completar.

E aqui vale citar outra qualidade do Matcha: o rendimento. Por ser bastante concentrado, rende 150 ml de chá com apenas uma medida – ou 1,5g – de pó verde.

 

5.      Como guardar

Recomenda-se mantê-lo protegido da luz, umidade e altas temperaturas.

 

Sobre a Tea Shop

Presente nos principais centros do país, a Tea Shop disponibiliza mais de 130 chás e infusões nas 35 lojas físicas e também por tele-entrega ou na loja virtual. A rede nasceu em Barcelona (Espanha) há três décadas e hoje tem 100 lojas em seis países. As operações no Brasil ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, Vitória, Florianópolis, Maceió, Santos, Gramado, Balneário Camboriú, Niterói, Vila Velha (ES), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS).

Na Tea Shop, as mesclas são vendidas a granel e expostas em latas para manter o aroma e o frescor, compondo prateleiras de recipientes dourados que dão um aspecto visual único à loja. As folhas vêm das principais regiões produtoras do mundo e contêm selos internacionais que identificam a procedência e a adoção de técnicas sustentáveis de cultivo nos países de origem.

O site da Tea Shop disponibiliza uma vitrine completa de mesclas à escolha do consumidor, com opções por funcionalidade (digestivo, antioxidante, relaxante, energizante etc.), para saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de dormir, no pré e pós-treino etc.), para harmonizar com todos os tipos de comida e bebida e também de acordo com a individualidade de cada apaixonado por chá (grávidas, veganos, crianças, idosos e outras). As mesclas trazem explicações sobre os ingredientes e no blog especialistas em chá dão dicas sobre propriedades e harmonização.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

5 plantas medicinais que auxiliam na ansiedade e insônia

As plantas medicinais são recursos naturais, muito utilizadas pela população O stress dese…