10 alimentos essenciais para a saúde da mulher
Não é novidade para ninguém que a alimentação é um dos principais fatores para manter o bem-estar sempre em dia.
Além de ajudar a alcançar o físico ideal, ter os alimentos certos na dieta também fortalece a saúde.
A dra. Yolanda Schrank, integrante do corpo clínico do Bronstein, elaborou uma lista com os 10 alimentos essenciais para a saúde da mulher. Vamos conferir?
1. Maçã
Além de ser saborosa e também um ótimo alimento para consumir após os exercícios, a maçã tem vitamina C, principalmente na casca, e é fonte de fibras insolúveis – que ajudam a manter o intestino saudável.
Com o sistema digestivo funcionando da melhor forma, a prisão de ventre, um dos pesadelos femininos, diminui consideravelmente.
A fruta também tem pectina, uma fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol no sangue.
2. Salmão e sardinhas
O ômega-3 é um ácido graxo que ajuda – e muito – na prevenção de doenças do coração, fortalece o sistema imunológico, ajuda a controlar a pressão arterial e dá uma força a mais no combate à depressão, além de muitos outros benefícios.
E onde encontrar essa gordura tão benéfica à saúde? Nos chamados “peixes gordos”, entre eles o salmão e as sardinhas.
“A quantidade ideal para ser consumida por semana é de, pelo menos, uma porção de qualquer tipo de peixe gordo.
Porém, se a mulher estiver grávida ou em período de amamentação, uma vez na semana já é o bastante”, explica a dra. Yolanda, que completa: este tipo de peixe também é fonte de vitamina D, que ajuda a conservar os ossos e combater a osteoporose.
3. Banana
Qual mulher nunca sofreu com a ansiedade, não é mesmo? Mas existe uma forma bem natural de diminuir essa sensação, e é comendo banana!
A fruta, rica em triptofano e vitamina B6, aumenta a sensação de bem-estar ao influenciar diretamente no metabolismo de neurotransmissores.
Além disso, a banana também reduz o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à pressão alta, mas cuidado: por ser uma fruta calórica, não é recomendada mais do que uma unidade por dia.
4. Morangos, mirtilos e framboesas
Conhecidos como “bagos”, este grupo de frutas deliciosas compartilha de grande quantidade de vitamina C e ácido fólico, gerando antioxidantes que, segundo a dra. Yolanda, podem ajudar a manter a saúde do coração e dos olhos.
Acredita-se, também, que os antioxidantes auxiliem no combate ao câncer, mas as pesquisas médicas conduzidas com esta finalidade ainda não chegaram a resultados conclusivos.
De qualquer forma, vale muito a pena incluir essas frutas na dieta.
5. Soja
Segundo uma pesquisa recente da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, o grão, já bem conhecido pelos vegetarianos e veganos, é repleto de isoflavona, um composto que inibe a ação das enzimas relacionadas ao desenvolvimento do câncer de mama.
Além disso, a pesquisa também apontou que o risco de morte ou reincidência deste tipo de câncer diminui em 30% nas mulheres que consomem a soja.
“Como se este grande benefício já não fosse o bastante, este grão também melhora os sintomas da menopausa, deixando este momento um pouco menos intenso para as mulheres”, conta a médica.
6. Bife de fígado
Apesar de não ter muitos fãs, este corte específico da carne é rico em ácido fólico, que atua diretamente na renovação celular. Outro benefício, querido principalmente pelas mulheres que sonham em engravidar, é que esse ácido também ajuda a aumentar a fertilidade feminina e é importante durante toda a gestação: além de auxiliar na formação do sistema nervoso do bebê, ele também reduz o risco de aborto nos primeiros três meses.
Para quem está tentando engravidar, o ideal é comer de três a quatro bifes de fígado por semana – ou mais brócolis e espinafre do que o normal, para as vegetarianas, veganas ou mulheres que não gostem da carne.
7. Lentilha
Quem não sofre com os sintomas da temida TPM? Quando esse momento chega, a queda dos níveis de cálcio e vitamina B6 no organismo fazem com que os hormônios fiquem desregulados – e encontrar humor ou motivação para o trabalho ou os projetos pessoais fica bem mais difícil, mas a lentilha pode ajudar nessa tarefa.
Assim como os grãos integrais e a banana, ela é fonte justamente da vitamina B6 e pode ser uma grande aliada para afastar a TPM de uma vez por todas.
8. Leite
Parece mito, mas tomar um copo de leite antes de dormir ajuda sim na busca por uma noite de sono tranquila.
O responsável por provocar a sensação de relaxamento é o aminoácido triptofano, que aumenta a produção de serotonina no cérebro.
A temperatura do leite também influencia na sensação de disposição no dia seguinte: para acordar bem disposta, depois de dormir tranquila, prefira o leite morno ao gelado.
9. Verduras verdes
Além de dar uma aumentada nas chances de engravidar, as verduras verdes como o brócolis, a vagem e o espinafre são importantes em uma dieta saudável por vários outros motivos: com poucas calorias, são ótimas formas de manter o corpo em dia e são ricas em ferro, magnésio, fibras, proteínas e vitaminas C e K. Mas os benefícios vão além:
“A Universidade de Leicester, na Inglaterra, divulgou alguns estudos confirmando que o consumo de verduras de folhas verdes está associado à diminuição dos riscos de desenvolver o diabetes tipo 2”, pontua a dra. Yolanda.
10. Atum
Diferente dos tipos de peixe que são ricos em ômega-3, o atum tem bastante proteínas magras que estimulam a produção do colágeno – responsável por dar sustentação à pele e garantir uma pele mais firme e livre de celulites.
Apesar de ser uma substância que o corpo produz naturalmente, consumir o filé do peixe até duas vezes por semana ajuda – e muito – a garantir os níveis de colágeno sempre em dia.