Vícios de Postura: Como Corrigir?
O estresse e a correria do dia a dia são propícios para trazer malefícios para a saúde.
As diversas maneiras de relaxar também são pontos negativos e podem ocasionar dores e problemas de circulação, além de uma postura incorreta e desalinhada.
Você já parou para pensar como é sua postura ao sentar-se e ao andar?
É muito comum ver pessoas sentadas sem o devido apoio das costas no encosto da cadeira, seja na escola, faculdade, em casa, shopping e no trabalho.
Outros vícios comuns de postura também são andar com a cabeça baixa, principalmente quando se está mexendo no celular, e carregar bolsas e mochilas pesadas com os ombros encurvados. Mas o que isso pode causar?
O cansaço uma hora bate e as dores nas costas parecem acabar com o bom humor, não é mesmo?
O que muitas vezes esquecemos é que essa dor pode ser prejudicial para a coluna e para saúde.
Os vícios posturais podem levar ao encurtamento muscular, dores, tensões, tendinites, compressão do sistema nervoso central e desgaste das articulações.
“Permanecer por um longo período na mesma posição, seja sentado ou em pé, pode desenvolver vícios posturais.
É preciso saber distribuir a sobrecarga de peso mudando de posições”, afirma o ortopedista e diretor clínico da SO.U Ortopedia, Dr. Bruno César Aprile.
Para prevenir os problemas de coluna e mantê-la alinhada, o ortopedista explica que é preciso procurar pela ajuda de especialistas que podem contribuir com alongamentos ao acordar, durante a jornada de trabalho, manter uma alimentação balanceada e praticar atividade física.
Sobre o Dr. Bruno César Aprile
O Dr. Bruno César Aprile, diretor clínico da SO.U Ortopedia, é médico ortopedista com formação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialização em ‘Ortopedia e Traumatologia’ e Afecções da Coluna Vertebral pelo “Pavilhão Fernandinho Simonsen”, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. pela Santa Casa de São Paulo. O Dr. é especialista em cirurgia da coluna e em técnicas minimamente invasivas e em end oscopia da coluna.