3 princípios de Lean Manufacturing para melhorar a sua produtividade – 5S

Markovitz explica como os profissionais de TI podem implementar três conceitos de Lean Manufacturing para aumentarem sua produtividade pessoal e a do departamento.

Conceito 1: 5S

O conceito 5S tem a ver com a manutenção de um espaço de trabalho, puro e organizado. Fazer cada vez mais com cada vez menos – menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço.

Latu sensu, o termo 5S diz respeito a cinco conceitos simples que, em japonês começam com a letra “s”: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke.

Em português, o Senso de Utilização, o Senso de Arrumação, o Senso de Limpeza, o Senso de Normalização e o Senso de Disciplina.

Conceito 2: Trabalho Padronizado

Na Era do Conhecimento, no entanto, pouco trabalho é padronizado. Não há nenhuma maneira padrão para conduzir uma reunião, verificar um e-mail ou avaliar um orçamento, observa Markovitz.

No entanto, os trabalhadores da Era do Conhecimento acreditam que possam se beneficiar de tais normas, o que poderia prevenir erros e omissões.

A adoção de checklists pode ser a forma de fazer isso.

Conceito 3: Fluxo contínuo

A dinâmica do chão de fábrica eficiente contrasta com a de um escritório corporativo, onde “trabalhadores do conhecimento raramente seguem um fluxo e são bombardeados por constantes interrupções, ou e-mail de colegas de trabalho, que dificultam sua concentração e produtividade, diz Markowitz.

“É preciso criar blocos de tempo onde as pessoas têm a oportunidade de trabalhar em seus projetos maiores sem que tarefas rotineiras deixem de ser realizadas”, explica Markovitz.
via cio.uol.com.br

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *