Home Inspiração Música Música Clássica auxilia no sono e melhora a imunidade

Música Clássica auxilia no sono e melhora a imunidade

4 min de leitura
0
0

Segundo pesquisas norte-americanas, a falta de sono está diretamente relacionada à queda na imunidade, e a música clássica pode ajudar mais de 70 milhões de brasileiros com problemas ligados ao sono

Música Clássica auxilia no sono e melhora a imunidade

Problemas com o sono atingem mais de 73 milhões de brasileiros, é o que afirma a pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS). Em tempos de Pandemia, a mudança na rotina pode agravar ainda mais este quadro, em razão das alterações nos horários e a preocupação com o contágio da Covid-19 e com questões financeiras.

Neste cenário, a falta de sono pode ser ainda mais perigosa. Estudos feitos pela Universidade de Pittsburgh e pelo Western Psychiatric Institute and Clinic mostram que diversos sistemas corporais são afetados pela falta de sono, inclusive a função imunológica e resistência a doenças.

Para especialistas, os hábitos que antecedem o momento de dormir podem ser determinantes para melhorar a qualidade do descanso diário. Segundo outro estudo, de pesquisadores associados ao National Institutes of Health, também nos Estados Unidos, ouvir música clássica traz benefícios ao sono, de acordo com testes realizados com estudantes norte-americanos. É o que afirma também a pesquisa da Universidade Aarhus e da Academia Real de Música da Dinamarca, publicado pelo Instituto Cochrane, que concluiu que ouvir de 25 a 60 minutos de música clássica antes de dormir é uma solução eficaz contra alguns quadros de insônia.

Para Nelson Kunze, editor-chefe da Revista CONCERTO, publicação especializada em música clássica, “os benefícios da música clássica são verificados tanto na saúde quanto no desenvolvimento intelectual e nas habilidades de socialização dos indivíduos”. Em momentos de isolamento, como o da quarentena, os problemas físicos ligados ao sono se somam aos psicológicos.

Para ajudar a relaxar e dormir, Kunze indica playlists criadas por instituições especializadas, como a do selo Naxos, disponível no Spotify (clique aqui para acessar), com uma seleção de clássicos que reduzem a ansiedade e preparam a mente e o corpo para boas horas de descanso.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Música

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Meditação Com Música Clássica Melhora Saúde Física e Mental Na Quarentena

Conjunto de pesquisas demonstra poder da meditação para reduzir stress, ansiedade, depress…