Home Bem-estar Saúde Balão Intragástrico: um método não cirúrgico de perder peso

Balão Intragástrico: um método não cirúrgico de perder peso

7 min de leitura
0
0

Quem não quer ter o corpo com o peso ideal?

Mesmo que esse desejo permeie grande parte da população, é possível perceber que estamos indo em direção contrária a esta vontade, pois a obesidade e o peso acima da média estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, tornando constante a procura por métodos de emagrecimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira está acima do peso ideal no país (52,5%) e, destes, 17,9% estão obesos.

Os números são de uma pesquisa realizada em 2014 pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), e reforça a importância de hábitos de vida saudáveis para a prevenção de riscos à saúde.

Segundo o cirurgião bariátrico, Leonardo Salles de Almeida, devido aos riscos de saúde causados pela obesidade, a população tem optado por diversos métodos de emagrecimento, dentre eles está o Balão Intragástrico, que por ser um método eficaz e não cirúrgico é indicado para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27 ou acima de 50, que estejam na fase pré-operatória de cirurgia bariátrica e precisam emagrecer antes de realizar o procedimento.

O Balão Intragástrico consiste em um balão de silicone, que é introduzido no estômago, por via endoscópica e é preenchido com solução salina e azul de metileno estéril (400 a 700ml).

O dispositivo aumenta a sensação de saciedade e limita a ingestão excessiva de alimentos, proporcionando a perda média de 20% do peso corporal em seis meses e de 30% em um ano.

“O procedimento é indicado para pacientes com sobrepeso ou obesidade, IMC acima de 27; pacientes com ganho de peso acima de 10% do seu peso normal e com dificuldades de emagrecimento por métodos convencionais; para mães com dificuldade na perda de peso adquirido durante a gravidez; melhora do controle da Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes tipo 2 em pacientes com obesidade; apneia do sono em obesos; obesidade da adolescência; pré-operatório de pacientes obesos em cirurgias”, explica o médico, Leonardo Salles de Almeida .

“Ainda que possamos utilizar procedimentos, como o balão ou mesmo as cirurgias para criar uma janela terapêutica, ou seja, um emagrecimento “forçado”, devemos aproveitar para tratar a causa do problema. Uma coisa é tratar o peso, outra completamente diferente é tratar a obesidade, para isso não basta emagrecer, precisamos tratar o que causa o ganho de peso.

Temos hoje, no Instituto Mineiro de Obesidade, uma equipe diferenciada para o tratamento de reeducação alimentar, psicoterapia e ferramentas de monitoração para acompanhar nossos pacientes”, finaliza Dr. Leonardo Salles.

 

Sobre o Instituto Mineiro de Obesidade (IMO)

O hospital IMO é centro de referência especializado em tratamento multidisciplinar da obesidade com suporte integrado. Atua no tratamento da obesidade em todos os graus com tratamentos que vão desde o tratamento clínico, o implante de Balão Intragástrico de 6 meses e de 1 ano, a cirurgia bariátrica e tratamento para reganho de peso pós cirurgia bariátrica com plasma de argônio.

Conta com os equipamentos de última geração, uma equipe de profissionais qualificados e uma equipe de anestesistas que é referência em Minas Gerais.

Para a comodidade dos pacientes, o hospital conta com um pronto-atendimento também nos feriados e finais de semana.

O IMO ainda possui uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião bariátrico, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas e cirurgiões plásticos.

Os especialistas monitoram o paciente dando todo o suporte necessário durante o processo de emagrecimento.

O IMO possui aplicativo tanto para Android quanto para Iphone que ajudam na monitoração dos pacientes e acompanhamento dos resultados.

O programa de emagrecimento do hospital visa uma mudança efetiva de hábitos de vida, para alcançar o bem-estar e a manutenção de resultados.

 

Mais informações: www.imobesidade.com.br


Recomendados

livros recomendados - lista amazon
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

É preciso tratar da obesidade infantil antes que suas consequências se tornem sistêmicas

A cada ano aumentam os índices de obesidade infantil em todo o mundo, fato corroborado em …