Home Bem-estar Saúde Alimentação saudável no pós-operatório

Alimentação saudável no pós-operatório

4 min de leitura
0
0

O sucesso de uma cirurgia depende de alguns fatores, como os profissionais envolvidos o material cirúrgico utilizado, equipamentos e instalações. Mas existe uma etapa de fundamental importância para a recuperação do paciente, nos primeiros dias, o pós-operatório. Especialistas da saúde são unânimes quanto à importância de uma alimentação balanceada e capaz de fornecer os nutrientes que o corpo necessita para se reestabelecer, levando em consideração eventuais restrições.

pos-operatorio

Após o processo operatório o corpo continua inchado e dolorido por um certo período de tempo, dependendo do procedimento cirúrgico realizado. Em alguns casos, a recuperação pode levar meses, o que reforça a necessidade de se alimentar bem.

Uma dieta bem elaborada ajuda inclusive a minimizar as dores, acelerando o processo de recuperação.

Indicações para o pós-operatório

Os cuidados com uma boa hidratação são imprescindíveis, independentemente do quadro clínico. Por isso beba muita água, para compensar a perda de líquidos, o que é fundamental para a diminuição do inchaço causado pela cirurgia. Além da água, recomendam-se sucos naturais e de frutas, sempre observando as indicações do médico.

Para Eduardo Gutierrez, da Axiste, empresa especializada em material cirúrgico e médico-hospitalar , o consumo de frutas ou mesmo de sucos aceleram a hidratação do organismo. Como o período de repouso pode causar constipação, para os pacientes sem restrições, é importante ingerir alimentos ricos em fibras.

É importante saber que cada alimento tem sua função básica e papel nutricional. Consulte seu médico e aproveite o que eles têm de melhor:

  • Iogurte – contribui com o equilíbrio da flora intestinal
  • Ovos – além de ser de fácil digestão, fornece proteínas
  • Abacate – combate o mau colesterol e é fonte de vitaminas
  • Suco de limão – retém a hemoglobina e evita anemia

Alimentos que devem ser evitados no pós-operatório

Como toda dieta saudável, fuja do consumo de alimentos ricos em gordura saturadas ou trans como os salgadinhos, batata frita, pipocas de micro-ondas e bolos. Dependendo do quadro clínico, carne vermelha, cafeína, bebidas alcoólicas, sal em excesso e alimentos que causem gases, como feijão, lentilha, grão de bico e o repolho devem ser evitados, pelo menos na fase inicial do período pós-operatório.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fiz uma cirurgia recentemente. Posso viajar ou terei complicações?

Recém operados e que sofrem de insuficiência cardíaca não precisam abrir mão do tão aguard…