Home Bem-estar Saúde Acupuntura minimiza distúrbios do sono

Acupuntura minimiza distúrbios do sono

10 min de leitura
0
0

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), o Brasil possui 73 milhões de pessoas que sofrem insônia. A condição gera cansaço, problemas de humor e falta de energia

A correria do dia a dia trouxe à tona um problema que atinge grande parte da população: a insônia. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros possuem distúrbios para dormir. Hoje em dia, conseguir acumular oito horas seguidas de sono é considerado um luxo para muitas pessoas.

Quem sofre com insônia costuma amanhecer já se sentindo cansado. Além disso, problemas de humor e falta de energia são duas consequências decorrentes dessa condição. Para dar um fim às noites em claro, a acupuntura pode ser benéfica para estimular a qualidade do sono após a realização das sessões.

“A acupuntura tem sido considerada um método eficaz, não invasivo e seguro. A técnica consiste na inserção de agulhas finas em determinados pontos espalhados no nosso corpo. Para os tratamentos da insônia, a matriz a ser trabalhada durante as sessões são primeiramente o fígado e depois o coração que estão diretamente ligados à patologia”, explica Jéssica Alves, fisioterapeuta da clínica Salus Ortopedia, em Brasília.

Normalmente, o tratamento inicia após a avaliação de profissionais especializados no assunto para compreender a saúde física e emocional do paciente. Caso os métodos tradicionais não gerem resultado, a prática da acupuntura pode ser implementada na rotina do indivíduo para resgatar o relaxamento na hora de dormir.

Contudo, a fisioterapeuta ressalta que cada paciente é único e, por isso, torna-se fundamental a realização de tratamentos personalizados para que o resultado seja eficaz e atinja o objetivo estipulado de forma mais rápida. Vale destacar também que a prática pode atender outros tipos de problemas.

“A acupuntura traz benefícios relacionados ao controle emocional, analgesia, controle inflamação e edema. Além disso, ela melhora disposição, ajuda a trabalhar e controlar a mente. Ao inserir as agulhas em pontos específicos, conseguimos minimizar ansiedade, dores em geral, depressão, síndrome do pânico e até mesmo fibromialgia”, informa.

É possível explicar os benefícios do método devido a inserção correta das agulhas. Por meio desta prática, é possível gerar estímulo direto nas terminações nervosas presentes em na pele e em outros tecidos.

“Dessa forma, conseguimos desencadear o envio de mensagens até ao cérebro, o que gera diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo”, contextualiza Jéssica.

Recomendações

De acordo com a fisioterapeuta, não há um cuidado especial que deva ser levado em consideração antes das sessões. Na verdade, apenas é indicado que o paciente não ingira bebida alcoólica próximo ao horário marcado, não coma em excesso e, tampouco, vá de estômago vazio.

“Após o procedimento, pedimos ao paciente evitar a troca de temperatura brusca, como ocorre ao tomar banho, beber água gelada ou bebidas quentes demais. Aconselhamos também que o indivíduo não dirija por, no mínimo, trinta minutos depois da acupuntura, pois, muitas vezes, há um relaxamento e sonolência em excesso que podem ser perigosos na condução”, informa.

 

Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos conservadores para evitar cirurgias e tratamento da dor crônica.

Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, terapia por ondas de choques, avaliações de força muscular e do movimento.

A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem o título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, oferecendo muita qualidade no serviço.

 

SERVIÇO

Salus Ortopedia

Ceilândia Sul
QNM 17 – Conjunto H, Lote 30 – Ed. São Miguel – Salas 201 e 203
Telefone: (61) 3371-5937

Asa Norte
Centro Clínico Vital Brazil – Salas 342, 344 e 346
Telefone: (61) 3349-1186

Taguatinga Norte
QND 47 – Lotes 17/18 – Sala 104 e 105 – Avenida Comercial Norte
Telefone: (61) 3371-5937

 

Site: https://salusortopedia.com.br/

Instagram: @salusortopedia
Facebook: facebook.com/salusortopedia


Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Colete desenvolvido na PUC-Campinas auxilia tratamento de pacientes com fibrose pulmonar

Equipamento ajuda na fisioterapia pulmonar e está em aprimoramento para ser colocad…