Home Bem-estar Fitness Whey Protein e Creatina ainda são os suplementos mais eficazes segundo estudos

Whey Protein e Creatina ainda são os suplementos mais eficazes segundo estudos

13 min de leitura
0
0

Quando se fala em suplementação alimentar, é quase que imediato que algumas das opções que vêm a mente sejam o Whey Protein e a creatina. Eles são compostos proteicos ricos em aminoácidos, feitos de modo concentrado e hidrolisado.

Essas duas fórmulas compõem algumas alternativas das mais utilizadas por quem pratica exercícios físicos. No entanto, estudos recentes têm demonstrado benefícios também em outras áreas relacionadas à saúde e bem-estar, além dos benefícios no ganho de hipertrofia e força.

Com tantos suplementos que surgiram no mercado nos últimos anos, alguns deles sem comprovações científicas quanto a sua eficácia, os suplementos de whey protein e creatina vem sendo muito estudados nos últimos anos e além de possuírem vários estudos que comprovam suas eficácias, novos estudos tem mostrado que esses dois suplementos vão além dos benefícios estéticos e já são utilizados como complementos dietéticos no tratamento de algumas doenças.

Conheça como funcionam esses suplementos.

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é, portanto, um suplemento alimentar, como tem sido dito. Sua grande característica é ser uma grande fonte de proteínas, com um alto valor biológico.

O que isto representa, na prática, é que o corpo humano reage conseguindo reter de modo mais completo as proteínas que vêm com o produto. Sendo assim, além de conter um alto valor proteico, ainda proporciona que o corpo faça, de fato, uso de tudo que tem sido ingerido – e não só coloque para fora.

A forma de obtenção do Whey Protein é através de um processo que prioriza a extração da proteína do soro do leite. Normalmente isto é feito durante a fabricação de queijo, momento em que a proteína é retirada.

Outro fator de destaque relacionado ao Whey Protein é que ele tem também alguns aminoácidos em sua composição. São a leucina, isoleucina, glutamina, BCAA e arginina. De modo resumido, os aminoácidos são importantes para o bom funcionamento do corpo.

Alguns desses aminoácidos são sintetizados pelo próprio organismo, enquanto outros só são recebidos através da alimentação. Em ambos os casos, a suplementação é uma alternativa para suprir ou potencializar a sua obtenção.

Benefícios do Whey Protein

O benefício do Whey Protein mais conhecido é aquele que se vê entre os fisiculturistas e que tornou o produto tão popular entre eles. De fato, o produto tem um benefício bastante potente na obtenção de massa muscular, mas não é só isso.

Estudos têm comprovado que o Whey Protein age também no tratamento de doenças crônicas. Além disso, pode ser um interessante indutor da diminuição do apetite, auxiliando a quem deseja emagrecer.

1 – Combate doenças crônicas

De acordo com estudos, o uso deste suplemento, sob orientação médica, é capaz de auxiliar no combate a algumas doenças em particular. Ainda assim, é claro, uma alimentação balanceada é fundamental e o produto serve como complemento a bons comportamentos.

De modo geral, o Whey Protein auxilia a combater doenças cardiovasculares de um modo geral. Também pode ser bom contra doenças reumatológicas, como é o caso da osteoporose, ou até contra enfermidades que promovam uma debilidade mais extremada, como o HIV.

2 – Pode auxiliar no emagrecimento

O uso do Whey Protein no emagrecimento acontece por diferentes razões, mas também há estudos científicos atestando este fato. Neste caso, também não há nenhum milagre e são necessárias medidas de boa alimentação e exercícios físicos.

O que o produto faz é dar uma sensação de saciedade maior, além de ser de fácil digestão. Quem utiliza, tende a diminuir os índices de gordura e aumentar a massa magra, em contraponto.

3 – O uso no esporte

Principalmente utilizado antes do treino, o Whey Protein é capaz de dar força e potência, estimulando exercícios mais pesados. Desta forma, é uma ótima fonte ao proporcionar maior regeneração dos tecidos, resistência e formação das fibras musculares.

O que é creatina?

A creatina, por seu turno, é também utilizada como forma de suplementação por fisiculturistas do mundo todo. Seus benefícios principais são no ganho de força e de massa muscular, objetivos comuns de quem treina.

No corpo humano, o que este aminoácido faz é fazer com que a ATP (Adenosina de Trifosfato) entre com mais facilidade nas células, facilitando a sua reciclagem. Assim, proporciona maior potência e energia aos músculos.

Desta forma, o que acontece é que, simplesmente, ela aumenta a fonte de energia do corpo, promovendo estimulo e sendo capaz de alcançar resultados mais benéficos durante os exercícios. Até mesmo por isso, muitos esportistas, como é o caso de corredores, usam com frequência.

Benefícios da creatina

O uso da creatina é bastante comum em atividades de alta intensidade, em particular. Isto porque, como foi dito, ela proporciona uma capacidade maior de obtenção de energia, auxiliando o corpo a chegar mais longe.

Além disso, porém, há outras vantagens da utilização da creatina. Ela ajuda a que o organismo tenha mais resistência para aguentar séries maiores e mais pesadas. Além disso, também auxilia na regeneração dos tecidos musculares, principalmente após os treinos.

O que isto significa, na prática, é que ela proporciona uma maior capacidade de ir mais longe nos exercícios físicos em geral. A consequência mais básica é o aumento de potência e de força, proporcionados com um acúmulo de massa muscular.

Referências:
Nutr Health. 2017 Dec;23(4):223-229. doi: 10.1177/0260106017737013. Creatine supplementation elicits greater muscle hypertrophy in upper than lower limbs and trunk in resistance-trained men. ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29214923Treino Mestre: Creatina – O que é, Para que serve, Efeitos e Como tomar. treinomestre.com.br/creatina-o-que-e-efeitos-e-como-tomar/
Dietary whey protein lessens several risk factors for metabolic diseases: a review. ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3393628/
Whey Protein: O que é, Para que serve, Benefícios e Como tomar.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Whey ajuda a prevenir perda muscular em idosos, diz estudo

Certamente você já ouviu falar do whey protein, suplemento obtido a partir do…