Home Bem-estar Fitness Sapatilha de ciclismo: quais as vantagens desse acessório?

Sapatilha de ciclismo: quais as vantagens desse acessório?

7 min de leitura
0
0

Seja você um atleta experiente ou um simples entusiasta do ciclismo, não pode negligenciar um detalhe fundamental para passeios e treinamentos: a sapatilha de ciclismo. Afinal, para pedalar com eficiência, é essencial usar o calçado adequado para o esporte. 

 

Durante muito tempo, os sapatos técnicos específicos para o ciclismo foram usados apenas por atletas profissionais, mas agora não é mais o caso. Atualmente, um número crescente de ciclistas “não profissionais” passaram a preferir utilizar a sapatilha de ciclismo para praticar a atividade. Mas quais serão os motivos dessa preferência?

Para saber essa resposta e mais sobre as vantagens e funcionalidades da sapatilha de ciclismo, continue lendo este artigo!

 

Sapatilha de ciclismo e suas vantagens

Tanto para ciclistas de estrada quanto os que realizam passeios na cidade, é aconselhável investir em calçados adequados, pois são apropriados e seguros. Um dos motivos é que a sola desses sapatos evita escorregar dos pedais, mesmo em clima úmido. Além disso, a palmilha absorve o suor de forma confiável e garante pés secos a qualquer momento.

As sapatilhas de ciclismo atendem bem esse quesito, pois têm um solado muito firme, suave e antiderrapante, que permite uma ótima transferência de potência do pé para os pedais. Além disso, são calçados muito leves, feitos exclusivamente para andar de bicicleta, mas também são bastante confortáveis quando a atleta precisa caminhar entre um trecho de pedalada e outro.

Em suma, as vantagens que você terá ao pedalar com uma sapatilha de ciclismo incluem: 

  • evitar lesões graças à postura correta durante todo exercício;
  • maior desempenho durante a pedalada;
  • máxima potência na estrada;
  • maior controle na pedalada; 
  • é um calçado ajustável à bicicleta;
  • é antiderrapante; 
  • oferece mais conforto que os tênis tradicionais.

 

Características e funcionalidade da sapatilha de ciclismo 

É importante que você saiba os diferenciais da sapatilha de ciclismo e qual é sua função. Esses sapatos são especialmente desenvolvidos para pedalar a sua bike com total segurança e conforto, por esses motivos:

  • a sola rígida tem o objetivo de concentrar, tanto quanto possível, toda a força do ciclista em um único ponto de apoio no centro do pé (colocado na altura do metatarso) e, dessa forma, evitar lesões. Mas, além disso, o calçado aumenta a tração no pedal, evitando o famoso “derrape” durante as pedaladas. Assim, o pedalar fica muito mais fluido e seguro;
  • a palmilha possui densidade adequada que molda facilmente aos pés. Além de possuir acolchoados que absorvem impactos e evitam lesões, deixando a pedalada muito mais segura e confortável;
  • o sistema de ajuste é muito mais importante do que você imagina, pois garante o conforto durante a pedalada. Existem opções de sistemas de fechamento em velcro, cadarços e fivelas microajustáveis, que proporcionam o conforto necessário adequado a cada pé;
  • as sapatilhas de ciclismo são usadas com pedais de encaixe. O sistema de clipagem inclui o pedal e taquinho, que encaixam na sapatilha. Importante salientar que os taquinhos são vendidos com o pedal e não com a sapatilha.

 

Agora que sabe de tudo isso, dificilmente vai pedalar sem uma sapatilha de ciclismo, certo? Usando esse acessório, ainda que não seja um atleta profissional, você pedala com mais segurança, conforto e consegue maior desempenho durante a atividade. Por isso, invista nesse calçado quanto antes!

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Quais são os benefícios que a prática de artes marciais proporciona?

Certamente, você já se deparou com alguém usando um kimono. Esse traje…