Home Bem-estar Fitness Quais são os benefícios que a prática de artes marciais proporciona?

Quais são os benefícios que a prática de artes marciais proporciona?

8 min de leitura
0
0

Certamente, você já se deparou com alguém usando um kimono. Esse traje típico identifica os praticantes de artes marciais que, muitas vezes, são vistos com preconceito devido à associação desse esporte com a violência.

A verdade é que as pessoas que usam o conhecimento em lutas para agredir os outros estão totalmente desconectados da filosofia que as artes marciais promovem. 

Esse esporte trabalha o autocontrole e a não-violência, reforçando a ideia de que as técnicas devem ser usadas apenas para defesa pessoal e para a prática do esporte.

Para quebrar esse paradigma, nesse posts vamos mostrar os benefícios que esses esportes trazem para o corpo e para a mente. Continue a leitura e se atualize!

 

Melhora a saúde em geral

Os exercícios de artes marciais trabalham força, equilíbrio e flexibilidade, portanto, colaboram com a manutenção do peso corporal e desenvolvem a coordenação motora. 

Esse tipo de esporte é um ótimo alívio para o estresse e ajuda a aguçar os sentidos. A prática também é excelente para deixar o corpo em forma, além de trabalhar aspectos psicológicos que favorecem a saúde como um todo.

 

Aumenta a disciplina

A prática de qualquer luta requer disciplina para manter a frequência nos treinamentos, chegar à academia sempre com o kimono limpo e pronto para uso, entre outros aspectos.

Vale lembrar que cada esporte tem o seu kimono específico, por isso, é importante se informar sobre a prática escolhida para manter-se alinhado às particularidades de cada uma.

De toda forma, essa constância, independentemente do kimono a ser utilizado, acaba sendo aplicada também na rotina fora do esporte, em que a preocupação com a disciplina passa a fazer parte de todos os campos da vida do atleta.

 

Trabalha a defesa pessoal

Infelizmente, estamos sujeitos a situações violentas durante o nosso dia a dia. Nunca sabemos quando algo pode acontecer e, por isso, é bom aprender a se defender para lidar com situações complicadas e que ameacem nossa integridade física.

Conceitos de defesa pessoal são bem-vindos para mulheres e homens, e na prática das artes marciais todos os alunos têm contato com esse conhecimento.

 

Conhece uma nova cultura

As lutas, como jiu jitsu, kung fu, karatê e taekwondo, vêm de países orientais como China, Japão e Coréia, e abrem a oportunidade de que seus praticantes conheçam uma nova cultura e criem olhares diferentes sobre elas.

Essa possibilidade pode trazer oportunidades, até mesmo, de conhecer novas culinárias e hábitos que, certamente, enriquecerão a vida e a rotina do aluno.

 

Amplia o círculo social

Em qualquer prática esportiva, o contato com outras pessoas abre portas para novas amizades. Academias também proporcionam essa convivência, mas atividades como musculação costumam ser mais solitárias e não promovem a integração possibilitada pelas artes marciais.

 

Melhora os princípios pessoais

Habilidades como paciência, respeito, concentração e controle emocional são importantes para o sucesso em qualquer área da vida e podem ser desenvolvidos com as artes marciais. 

Os valores aprendidos no tatame são absorvidos de tal forma que os alunos passam a reproduzir essa postura diante dos problemas reais, promovendo um crescimento pessoal inestimável.

Agora que você conhece todas as vantagens que essas práticas podem trazer para o seu corpo, para a sua mente e até mesmo como experiência de vida, que tal começar uma arte marcial com a qual você se identifica? 

Pesquise sobre cada uma na internet, procure uma academia perto da sua casa, compre o seu kimono e comece a lutar!

 

 

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Sapatilha de ciclismo: quais as vantagens desse acessório?

Seja você um atleta experiente ou um simples entusiasta do ciclismo, não pode…