Home Bem-estar Fitness Calça legging fitness: como escolher o modelo ideal

Calça legging fitness: como escolher o modelo ideal

15 min de leitura
0
0

A importância da atividade física para a saúde não é novidade. Inúmeros estudos apontam que os exercícios físicos previnem o surgimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de controlar os níveis de colesterol e contribuírem para os cuidados com a saúde mental, auxiliando no tratamento de doenças como a depressão e a ansiedade. Mas o que muitas pessoas não sabem é que escolher a roupa correta na hora de se exercitar tem um impacto muito significativo sobre os resultados dessas atividades. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como a calça legging fitness é um item indispensável para quem pratica exercícios.

 

Por que usar uma calça legging?

A calça legging é uma excelente opção para quem pratica atividades físicas, seja na academia, em casa ou na rua. 

Por ser desenhada rente às pernas, ela evita que o tecido atrapalhe o esportista durante o movimento, além de facilitar a circulação sanguínea e ajudar o corpo a se recuperar com mais facilidade após os exercícios. Isso ocorre porque as calças leggings ajudam a diminuir a vibração dos músculos, o que evita a fadiga muscular e otimiza os resultados dos seus treinos, atenuando as dores do dia seguinte.

Além disso, todo mundo que faz atividades físicas sabe que o atrito entre as pernas provoca dores e até vermelhidão na região interna das coxas. O uso da legging evita essa fricção e traz maior sensação de conforto até mesmo nos exercícios mais intensos.

É comum cair durante a prática de exercícios mais pesados, por isso, outro benefício importante desse tipo de calça é que ela protege o corpo contra o contato direto com o chão, o que previne arranhões e garante mais segurança para sua pele.

A escolha do modelo ideal

Há uma série de características que devemos considerar na hora de escolhermos a calça legging ideal para a prática de exercícios físicos. Confira algumas das principais abaixo.

Tecido

Hoje em dia, a tecnologia é uma grande aliada na confecção de vestimentas de todos os tipos. Com as calças legging não é diferente. 

Você pode encontrar uma grande variedade de tecidos no mercado, desde os que oferecem proteção UV aos que têm tratamento bacteriano integrado aos fios. O tecido de microfibra, por exemplo, tem microcanais que impedem a retenção de líquido e são capazes de captar o suor e evaporá-lo rapidamente, proporcionando maior sensação de conforto e diminuição do calor durante o treino. É uma opção perfeita para pessoas que querem ter a sensação de usar uma segunda pele, e não um tecido grosso e pesado, que atrapalha o desenvolvimento da atividade física.

Outra opção interessante é o Suplex, um tecido que parece a Lycra, porém é mais flexível, resistente e tem um toque macio parecido com o do algodão. Ele permite a movimentação total do corpo e estica em todas as direções. Além disso, esse tipo de tecido tem um controle térmico muito eficiente, já que a poliamida regula a transferência de calor, de modo que o suor evapora com mais facilidade, o que evita odores de transpiração e a sensação de calor e roupa molhada no corpo. A composição dos fios também auxilia no processo de lavagem e secagem, o que torna essa uma escolha ideal para quem quer economizar tempo e energia elétrica na máquina de lavar.

Elasticidade

A elasticidade da calça legging é um dos principais aspectos que deve ser observado no momento da aquisição. Calças com tecidos rígidos e pouco flexíveis dificultam a prática de exercícios físicos. Para saltar, agachar, correr e se esticar com leveza e sem atritos, é necessário optar por um material que acompanhe o movimento do seu corpo.

Se você for adquirir sua calça pela internet, certifique-se de pesquisar as diferenças principais entre cada tipo de tecido e escolha o que promete uma boa elasticidade e flexibilidade. Já se sua compra for direto na loja, não deixe de provar sua legging e realizar alguns movimentos básicos, como sentar, levantar, agachar e se alongar. Isso ajudará a perceber se a calça apresenta um nível de elasticidade satisfatório.

Opacidade

Outra característica fundamental na hora de escolher sua calça legging fitness é a opacidade. Roupas como essa precisam ser eficientes e aguentar uma série de movimentos e posições sem afrouxar ou revelar a pele por baixo. 

Uma boa legging precisa ter um tecido elástico e resistente, que não mostre nada. Portanto, ao escolher sua peça, verifique se ela apresenta algum tipo de transparência quando esticada em qualquer direção, se a resposta for sim, ela não é a calça ideal.

Durabilidade

Para a prática de exercícios, é imprescindível escolher roupas de alta qualidade e boa durabilidade. Com as leggings não é diferente. Por ser uma peça lavada com muita frequência, o ideal é optar por tecidos que sejam de rápida lavagem e secagem e que sejam altamente resistentes às ações do tempo e da água. Procure por calças que não desbotem nem descosturem com facilidade, e que não fiquem com aparência de desgaste após várias lavagens.

É importante escolher um modelo que não amarrote, assim você não terá a necessidade de passar sua calça legging toda vez que for utilizá-la. Isso ajuda a economizar tempo e a reduzir a conta de luz.

Altura da calça

Decidir se sua legging vai ser de cintura alta ou baixa também ajuda na hora de encontrar o modelo ideal. Esse critério está essencialmente relacionado ao seu gosto e à sua experiência pessoal, mas há algumas dicas que ajudam a decidir qual a melhor altura de calça para você.

Se sua intenção é utilizar uma calça confortável que funcione como segunda pele, facilite os seus treinos e ainda garanta a leveza e a flexibilidade de seus movimentos, a calça legging de cintura baixa é o item ideal para se ter no guarda-roupa. Já se o seu objetivo é ter esses mesmos benefícios com o adicional de efeito modelador, a calça legging de cintura alta pode atender melhor às suas expectativas. Além disso, esse modelo proporciona um efeito de sustentação corporal que pode ser interessante na prática de exercícios físicos.

Estilo

Existem calças de todos os modelos e cores, para todos os gostos. É possível encontrar desde a calça legging preta mais básica até a legging estampada mais colorida. Além disso, existem modelos com bolsos para carregar o celular ou o cartão de crédito, por exemplo.

E para provar que essa é uma vestimenta realmente diversa, além da tradicional calça legging feminina, é possível encontrar a calça legging masculina, que vem em cores mais sóbrias e proporciona os mesmos benefícios de resistência, durabilidade, flexibilidade, leveza e movimentação livre que as calças femininas.

Essa é uma peça que tem se tornado cada vez mais popular entre homens e mulheres em razão de seus inúmeros benefícios na prática de atividades físicas.

A versatilidade da calça legging

A calça legging pode ser utilizada em diversas modalidades de exercícios, tanto indoor quanto outdoor, mas ela também pode estar no seu dia a dia como um item de moda. Inclusive, é possível trabalhar com sua calça e usá-la na academia após o expediente. Veja alguns itens que combinam com sua legging:

  • Blusas ou camisas;
  • Vestidos curtos e assimétricos;
  • Blusas de tricô;
  • Casacos longos, com ou sem cachecol;
  • Regata e sapatilhas;
  • Blazer acinturado e sapato peep toe;
  • Blusa estilo bata com cinto e sapato alto;
  • Top e tênis (para malhar).

Agora que você já sabe a importância da calça legging na sua rotina de exercícios, que tal utilizar nossas dicas e escolher o modelo perfeito para você? Essa peça vai mudar completamente a sua forma de se exercitar e os resultados vão te surpreender.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Atividade física traz benefícios para as crianças

Ortopedista explica a importância de escolher atividades adequadas para as crianças A busc…