Home Bem-estar Alimentação Tâmara: fruta é opção pré-treino e substituição do açúcar

Tâmara: fruta é opção pré-treino e substituição do açúcar

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De sabor adocicado e marcante, a tâmara é muito famosa por ser uma substituição natural ao açúcar e uma opção saudável para matar a vontade de comer doces.  

Originária das tamareiras, essa fruta exótica pode ser considerada um superalimento, pelos altos níveis de nutrientes que possui e até compor a alimentação como opção prétreino, de acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Se você ainda não conhece as propriedades da fruta, Renata listou as principais características e bons motivos para você incluí-la na rotina. Anote!

  • Rica em antioxidantes, previne o envelhecimento celular precoce;
  • Fonte de carboidratos, a fruta fornece energia para o corpo;
  • Por ser rica em fibras, é benéfica para a saúde intestinal e proporciona sensação de saciedade;
  • Contém uma pequena quantidade de proteínas, o que pode ajudar na recomendação proteica total do dia;
  • Fonte de potássio, ferro, cálcio e cobre, minerais relacionados à saúde muscular, cardíaca, óssea, metabólica e prevenção de anemias;
  • Contém vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina e niacina), que são importantes, principalmente, para o metabolismo energético.

 

Apesar da tâmara ser conhecida por agregar sabor às receitas doces, a fruta também rende ótimos preparos salgados, como saladas e petiscos com queijo e nozes.

Confira as dicas e receitas que a nutricionista do Oba Hortifruti separou:

TÂMARA PARA SUBSTITUIR AÇÚCAR EM BOLOS

Ingredientes:
Para cada xícara de açúcar da receita, use ½ xícara de tâmara sem caroço hidratada.

Preparo:
1) Bata as tâmaras no liquidificador ou processador até formar uma pasta.
2) Em seguida, bata os ingredientes líquidos do bolo até que as tâmaras fiquem completamente trituradas.
3) Use a mistura em todo tipo de bolo.

 

DOCINHO DE TÂMARA

Ingredientes:

  •  1 xícara de tâmaras sem caroço
  • 2 bananas
  • 1 colher de chá de cacau em pó
  • ½ xícara de coco ralado

Preparo:
1) Hidrate as tâmaras por 20 minutos e em seguida bata no processador até formar uma pasta.
2) Acrescente a banana, o cacau e o coco e bata até formar uma pasta mais consistente.
3) Se necessário, acrescente mais coco ralado para dar o ponto de enrolar.
4) Faça bolinhas e sirva em forminhas de brigadeiro.

TÂMARA RECHEADA COM GORGONZOLA

Ingredientes

  • 50g de gorgonzola
  • 1 colher de sopa de creme de ricota
  • Tâmaras inteiras sem caroço
  • Amêndoas laminadas

1) Faça um creme misturando o queijo gorgonzola com o creme de ricota.
2) Recheie cada tâmara com o creme e acrescente as lâminas de amêndoas para decorar.
3) Sirva em seguida.

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