Deficiência de Minerais e Vitaminas Pode Ser Confundida com os Sintomas da Depressão
Desânimo, cansaço, falha na memória, sensação extenuante, sonolência, mau humor e queda de cabelo são sintomas que podem ser confundidos com depressão.
Mas podem ser apenas indicativos de pessoas que estão com deficiência de minerais e vitaminas na dieta alimentar.
Aliados a fatores como estresse, por exemplo, podem ser causa a baixa da imunidade e acarretar resfriados constantes, alergias ou herpes.
O equilíbrio dos minerais e vitaminas são vitais para o bom funcionamento metabólico, garantindo um melhor aproveitamento do que é ingerido (carboidratos, proteínas e gorduras).
Daí a importância de se ter uma suplementação de nutrientes correta.
O grande problema é saber quais são os sais minerais que estão faltando e quanto de cada um deles é preciso repor para que o equilíbrio seja reestabelecido. Para isso, é importante que um especialista seja consultado.
De acordo com o nutrólogo e geriatra, dr. Francisco Humberto de Freitas Azevedo, a automedicação, também nesse caso, pode não ser eficiente, visto que as deficiências dos minerais e vitaminas são individuais.
A reposição deve ser feita de acordo com as características de cada indivíduo, em alguns casos, a recomendação é de que a medicação seja feita de forma endovenosa para melhor absorção.
“Os polivitamínicos vendidos em farmácias e também na televisão podem ter efeitos discutíveis e não serem eficientes como deveriam ser.
O ideal é procurar a ajuda de um profissional, que irá saber como deve ser feita essa reposição”.
Um organismo bem nutrido responde mais facilmente a toda e qualquer linha de tratamento que lhe for proposta e é capaz de entrar na zona de equilíbrio garantindo saúde, melhor qualidade de vida e longevidade ao indivíduo.
Fonte: Instituto de Medicina Biológica