Home Bem-estar Alimentação Castanha do Pará: bons motivos para você colocar na sua dieta

Castanha do Pará: bons motivos para você colocar na sua dieta

5 min de leitura
0
0

Pouca gente realmente sabe, mas a tradicional e famosa castanha do Pará que comemos em receitas ou simplesmente como petisco, oferece diversos benefícios para a nossa saúde.

A oleaginosa é a semente da castanheira do Pará, fruta típica do norte do Brasil, é um dos principais produtos de exportação da Amazônia por possuir alto valor protéico e calórico, trazendo diversos benefícios para quem consome.

Além dos altos níveis de proteína e do seu valor nutricional, a castanha do Pará é um alimento rico em selênio, elemento responsável por grande parte dos benefícios oferecidos pela “castanha do Brasil”, seu nome popular.

 

BENEFÍCIOS DA CASTANHA DO PARÁ

Mineral fonte de agentes antioxidantes, o selênio absorvido após a ingestão da castanha do Pará ajuda a evitar o desenvolvimento de células cancerígenas, além de fortalecer o funcionamento de todo o sistema imunológico. O selênio também atua diretamente no combate de radicais livres, agindo de forma importante no combate do envelhecimento e do equilíbrio da tireóide.

O sistema nervoso central é outro beneficiado pelo selênio presente na castanha do Pará. Ele ajuda a prevenir disfunções cognitivas e melhora a saúde cerebral, garantindo o funcionamento dos neurônios e impedindo o desenvolvimento de problemas neurológicos e mentais. O consumo diário da castanha também está relacionado a redução da pressão arterial e controle nos níveis de colesterol.

Quer mais um ótimo motivo para adicionar essa oleaginosa na sua dieta? Ela colabora para a perda de peso, já que as gorduras insaturadas presentes na sua composição age trazendo sensação de saciedade para quem ingere o alimento, diminuindo significativamente algumas vontades e a quantidade de comida colocada no prato durante as refeições.

Adicionando castanha do Pará na dieta

O alimento pode ser consumido naturalmente em pequenas porções em forma de petisco, como sobremesa ou entre refeições, além de ser um ingrediente saboroso para receitas de bolos, tortas e pães. Outra sugestão é adicionar em saladas ou num “mix” de oleaginosas com nozes e amêndoas, garantindo uma alimentação saudável no seu dia a dia.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

A Grande Invocação: uma prece mundial

A Grande Invocação é uma prece mundial, traduzida para mais de 75 idi…