Alerta sobre o Reumatismo: Foco na saúde das articulações, ossos e músculos
Uma estatística do Ministério da Saúde aponta que 15 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de reumatismo.
Segundo Rogério Celso Ferreira, fisioterapeuta da Fisior Hidroterapia de Belo Horizonte (MG), o termo reumatismo não é mais empregado pelos especialistas em saúde.
Apesar disso, a população no geral utiliza muito esse termo para falar das doenças dos sistemas muscular e osteoarticular de origem não traumática.
Essa doença pode ser causada por fatores como obesidade, estresse e ansiedade, além do envelhecimento (que entra nas causas naturais) e o ritmo que a pessoa leva no dia-a-dia, que também pode ser determinante.
Mesmo podendo aparecer em todas as idades, o reumatismo é mais comum e tende a aumentar à medida que a idade avança.
“Os sintomas da doença são variados e entre os mais comuns estão dores no local, inflamações e fraqueza nos músculos, além da dificuldade em realizar movimentos.
Em algumas doenças reumáticas podem ocorrer também dores de cabeça, quedas de cabelo e lesões na pele. Em outras, cansaço, emagrecimento e febre”, fala Rogério.
Terapia aquática
Uma das formas de tratar o reumatismo é por meio da hidroterapia. “A prática de fisioterapia aquática promove o relaxamento do corpo e, ao mesmo tempo, favorece o reforço muscular, além de produzir sensações de conforto e bem-estar.
O exercício é bem indicado para pacientes com reumatismo, casos ortopédicos, neurológicos, psicológicos, pediátricos e respiratórios”, explica o especialista, que é uma das principais referências na capital mineira quando se trata de hidroterapia.
Nos casos de reumatismo, os exercícios aquáticos são importantes para minimizar a fraqueza muscular, os níveis de dor e as disfunções posturais, além de serem uma importante forma de retomada do convívio social e de socialização.
“Por ser realizada em piscina terapêutica e com água aquecida, ela permite que o paciente reumático tenha maior facilidade na realização de esforços com as articulações acometidas.
Os benefícios da prática são amplos, incluindo restauração da força muscular, alívio da dor, diminuição da rigidez e recuperação da segurança nos movimentos, mesmo os mais simples do dia a dia”, conclui o especialista.
Serviço:
Fisior Hidroterapia – Rogério Celso Ferreira e Ana Paula Oliveira
Rua Padre Marinho, 15, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG) // (31) 3055-3555
www.facebook.com.br/fisiorhidroterapia // Instagram: @fisiorhidroterapia