Home Qualidade de Vida Além do suco ‘detox’: como se livrar de impurezas no organismo

Além do suco ‘detox’: como se livrar de impurezas no organismo

7 min de leitura
0
0

Dra. Louise Soares explica o que as toxinas podem causar no corpo e também dá dicas de como se livrar, de forma eficaz, da ‘sujeira’ que o organismo acumula

Dra. Louise Soares

Nos últimos anos, a palavra “detox” se tornou muito comum e até virou moda entre blogueiras e celebridades que compartilham suas rotinas na internet.

Certamente você já viu ou ouviu alguém falando sobre suco detox, certo? E isso tem se tornado comum, pois a alimentação saudável e a ajuda de profissionais são importantes para esse processo de eliminação de toxinas armazenadas pelo organismo no dia a dia.

O convívio com essas substâncias maléficas ao organismo começa já ao nascer. Segundo pesquisas, muitas dessas toxinas estão presentes no cordão umbilical de uma criança recém-nascida.

Toda essa “sujeira” continua atrapalhando a fisiologia das pessoas no decorrer dos anos, condenando-as a alterações metabólicas, hormonais e até mesmo mentais, dificultando a manutenção da saúde.

Essas substâncias podem ser encontradas em poluentes, aditivos alimentares, fármacos, metais tóxicos, produtos de higiene pessoal e até mesmo cosméticos, podendo levar a doenças crônicas com o passar dos anos.

De acordo com Dra. Louise Soares, uma das consequências do excesso dessas toxinas no corpo das pessoas é a obesidade.

“Às vezes parece que a pessoa engordou porque essas toxinas ficam retidas nas células de gordura. Então é como se a camada adiposa fosse um sistema de proteção para o corpo”, explica.

Ainda segundo Louise, existem vários órgãos que são capazes de auxiliar na limpeza do corpo, principalmente intestino e fígado. Mas, ao mesmo tempo, esses órgãos podem ficar sobrecarregados fazendo com que o organismo reaja de outras formas.

Alguns sintomas, como secreção nasal, pigarro matinal, língua esbranquiçada, pele e/ou cabelos oleosos e alergias são sinais de que a capacidade do corpo de se desintoxicar está prejudicada.

“Assim, vão surgindo sintomas e doenças como retenção de líquido, má digestão, alterações do sono, alterações emocionais ou desequilíbrio hormonal, tudo isso causado por essa qualidade de vida tóxica”, afirma Louise.

O que fazer para melhorar?

O ideal para quem busca essa desintoxicação é procurar um profissional para analisar mais especificamente o estado de saúde e de intoxicação, planejando um tratamento de reparação biológica para restaurar o equilíbrio fisiológico. Com isso, o paciente ganha mais disposição e vitalidade.

Porém, é possível começar o trabalho “detox” em casa. A Dra. Louise Soares explica que levar um estilo de vida mais saudável pode amenizar todo esse bombardeio tóxico ao qual estamos vulneráveis.

“O básico é a realização de atividades físicas, ter uma alimentação saudável com alta ingestão de fibras – que estão presentes nos vegetais, nas frutas, na chia e na aveia sem glúten – e também focar no consumo de substâncias fitoquímicas, que são substâncias antioxidantes e que estão presentes também nos vegetais”, completa Louise.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Qualidade de Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Já ouviu falar em Pizza Detox?

Preparador físico Vinícius Possebon ensina a fazer pizza saudável com…