Home Inspiração Livros Três segundos: o poder das decisões num piscar de olhos

Três segundos: o poder das decisões num piscar de olhos

12 min de leitura
0
0

A partir da experiência pessoal, neuropsicanalista Renato Lisboa mostra como o tripé saúde emocional, exercícios e nutrição é a chave do emagrecimento

Qual é o resultado das escolhas realizadas em frações de segundos? Para o neuropsicanalista, palestrante e escritor Renato Lisboa, tomar a decisão certa é uma questão de preparo mental. Em Três Segundos, o autor mostra, a partir de uma experiência pessoal, na qual emagreceu 30 quilos, que é possível ter uma vida mais equilibrada seguindo o tripé: saúde emocional, exercícios físicos e nutrição.

Na obra, Renato mostra que existe um processo de emagrecimento eficaz e sem fórmula mágica.

“Muitas vezes nosso mapa mental não nos permite enxergar, e quando nos damos conta, deixamos de fazer o que é preciso para fazermos o contrário, buscando prazeres e felicidades momentâneas”, enfatiza Renato.

Renato conduz o leitor a uma percepção importante: não é possível dissociar o corpo da mente para alcançar a manutenção da saúde e, por consequência, a qualidade de vida. Renato explica que, para o processo de emagrecimento ser saudável e duradouro, é preciso fortalecer a inteligência emocional “para que assim possamos colocar em prática as atividades físicas e a nutrição alimentar necessária”.

O especialista alerta, porém, que o processo é complexo, pois exige uma reconfiguração completa dos esquemas cognitivos, emocionais e comportamentais. Segundo ele, é preciso prever minimante os resultados válidos, positivos, e em longo prazo. Um bom começo é reconhecer a importância de treinar o processo de tomada de decisão, de viver plenamente o estado de presença, que torna os “três segundos” aquele momento fundamental para o resto da vida.

Mais dicas de como usar a mente para alcançar mais qualidade de vida e saúde, você confere na entrevista a seguir!

“Três segundos” conta sua experiência pessoal com o emagrecimento. Poderia descrever como foi esta jornada e porque decidiu colocar essa vivência em livro?

A obesidade causava um dano absurdo na minha saúde. Meu sistema imunológico era muito frágil e qualquer alteração no clima me causava sérios problemas. Por isso busquei os métodos convencionais de emagrecimento, mas nenhum me trouxe o resultado duradouro. Porém, na formação de Coach e depois em Psicanálise, entendi que havia o lado emocional e devia aliar os tratamentos. Percebi que poderia ser uma possibilidade real de conquista do meu objetivo. Os gatilhos mentais mais comuns que afetam o ser humano são “tempo” e “lugar”. Eles trazem desorientação emocional, porém, se ordenarmos as intenções de ação, definindo quando e onde e desencadeando uma ação após a outra. Construímos hábitos que nos levam a conquista dos nossos objetivos e daí surge o tripé fundamental: inteligência emocional, atividade física e alimentação saudável.

Como a sua formação como neuropsicanalista ajudou nesse processo?

A base científica do livro veio justamente da minha formação. Eu estava já desanimado em relação ao emagrecimento. Foram décadas de tentativas fracassadas e o insucesso era o que eu conhecia quando se fala em processo de emagrecimento. Porém na minha formação me surgiu um insight que mudou a minha vida. Eu ainda não havia tentado tratar o lado emocional e, a partir daí, aprofundei nos estudos, revistei toda a teoria sobre o assunto e compreendi o que devia fazer. No final, percebi que o gerenciamento sobre as minhas emoções era a principal ação para a obtenção do meu emagrecimento.

No livro, você revela que o tripé saúde emocional, exercícios e nutrição é a chave do emagrecimento. Como conseguir equilíbrio nesses três aspectos?

O equilíbrio se consegue dia após dia, mas principalmente transformando as principais ações do processo em hábitos. Ou seja, você não tem que fazer dieta por um período, você tem que entender que a dieta tem que ser uma escolha para a vida toda, assim como a atividade física, a busca pela qualidade do sono e o equilíbrio emocional.

De que forma você acredita que a sua obra pode ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável e emagrecer?

Ensino como as pessoas podem minimizar o esforço para alcançarem o objetivo desejado. A primeira batalha a se vencer é a mente. É lá que estabelecemos a rotina de gatilho, desejo, ação e recompensa, que são fundamentais para que o emagrecimento ocorra e principalmente se torne definitivo. Com a reprogramação da mente o leitor poderá reconfigurar comportamentos atraentes e fáceis com resultados satisfatórios para alcançar o seu maior sonho.

 

Ficha técnica

Título: Três Segundos
Subtítulo: escolhas que transformam a vida
Autor: Renato Lisboa
ISBN: 978-65-995330-6-8
Formato 26×23 cm
Páginas: 244
Link de venda: Amazon

 

Sobre o autor: Renato Lisboa é neuropsicanalista, coach, advogado, administrador e jornalista. É vice-presidente e diretor nacional de expansão da AbrapCoaching e presidente do Instituto Lisboa. Autor e coautor de livros na área de desenvolvimento humano, da qual atua como articulista, palestrante e pesquisador do grupo Orbis Scientia, voltado para o estudo e desenvolvimento de métodos de pesquisa aplicados à Teoria de Decisão e membro do NAISLA – Núcleo Acadêmico de Ciências, Letras e Artes da Itália.

Site: www.renatolisboa.com.br

 

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Livros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Suco de uva puro auxilia na perda de gordura abdominal

Estudo brasileiro sugere que seu consumo moderado turbina a queima de calorias e favorece …