Home Inspiração Livros Seja como a água: A filosofia de Bruce Lee

Seja como a água: A filosofia de Bruce Lee

8 min de leitura
0
0

Seja como a água apresenta os ensinamentos e a filosofia de Bruce Lee por meio de memórias contadas por sua filha
A obra, lançada pela Editora Alaúde, conta com reflexões escritas pelo artista e lições que se aproximam de conceitos como mindfulness e resiliência

Seja como a água

Bruce Lee foi artista marcial, ator e diretor. Alcançou fama internacional na década de 1970, quando estrelou filmes como A fúria do dragão e O voo do dragão, essenciais para a divulgação das artes marciais orientais no ocidente. Seu legado como pensador e filósofo é transmitido no livro Seja como a água – A filosofia de vida e os ensinamentos de Bruce Lee, escrito por sua filha, Shannon Lee, que chega às livrarias brasileiras pela Editora Alaúde.

Ao longo de 10 capítulos, Shannon compartilha os ensinamentos de seu pai entrelaçados a relatos sobre a vida dele, desde criança, quando era considerado encrenqueiro pelos adultos, passando pelo início dos treinos em artes marciais aos 13 anos, o desenvolvimento do Jeet Kune Do, uma filosofia e arte marcial desenvolvida por Lee, e o sucesso alcançado pelos filmes que estrelou e dirigiu.

O título do livro tem origem em uma famosa fala de Bruce Lee, presente nas primeiras páginas e que introduz o leitor à obra:

Esvazie a mente. Sinta-se sem forma como a água. A água dentro da xícara passa a ser xícara. A água no bule de chá transforma-se em bule. A água na garrafa torna-se garrafa. Mas a água pode fluir ou pode quebrar! Seja como a água, meu amigo.

Para Lee, ser como a água é viver em plenitude e manter a sua essência o tempo inteiro. Ser maleável ao mesmo tempo em que se é resistente; aprender a se adaptar em meio a adversidades; estar pronto, consciente e alerta ao que possa acontecer; entender que se faz parte de um ecossistema complexo, que existe e cria apenas porque vê o mundo e é visto pelo mundo. Ser como a água é praticar a resiliência em momentos desafiadores e a atenção plena diariamente; é viver para o presente, sem a interferência do passado ou do futuro.

Shannon Lee define o pai como “um homem que amava aprender”. Ele mesmo não aceitava ser chamado de “mestre”, mas se considerava eterno estudante, inquieto, sempre disposto a absorver todas as experiências proporcionadas pelo simples fato de estar vivo. Enquanto filósofo, pesquisou amplamente e leu autores ocidentais e orientais, como Lao Tzu, Alan Watts e Krishnamurti.

Ao mesclar a filosofia e as memórias do pai, Shannon Lee apresenta um livro que percorre os caminhos da água para ensinar ao leitor que é preciso ser resiliente e adaptável, ao mesmo tempo em que se é forte e constante.

Seja como a água dá vida aos ensinamentos de um dos maiores artistas marciais e pensadores que já existiu, por meio de pílulas de sabedoria e reflexões acerca de resiliência, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e mindfulness.


Ficha técnica:

Título: Seja como a água – A filosofia de vida e os ensinamentos de Bruce Lee
Autora: Shannon Lee
Tradução: Rosane Albert
Editora: Alaúde
Nº de páginas: 280
Formato: 14×20 cm

 

 


Shannon Lee
Sobre a autora:

Filha do lendário lutador de artes marciais e ícone cultural Bruce Lee, Shannon Lee é CEO e proprietária da Bruce Lee Family Company e presidente da Fundação Bruce Lee. Sua missão é ampliar o acesso à filosofia e à vida do pai por meio da educação e do entretenimento. É a criadora do Camp Bruce Lee através da Fundação Bruce Lee e já palestrou no TED, TEDx e CreativeMornings. Shannon mora com a filha, Wren, na Califórnia, de onde coapresenta o Bruce Lee Podcast e faz a produção executiva do seriado Warrior, do Cinemax.

 

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Mindfulness para o dia a dia ensina exercícios para acalmar a mente e viver o agora

Livro apresenta os benefícios da atenção plena para o corpo e a …