cross silhouette on mountain during golden hour

Para os sofredores na sexta-feira santa

O mal no mundo pode nos levar a questionar se Deus entende nossa dor, mas este feriado é um lembrete de que ele realmente entende, e ele tem um plano.

“Eu não acho que Deus sabe de tudo o tempo todo.” Ela não olhava para mim enquanto dizia isso.

“Bem, tenho quase certeza de que a Bíblia diz que sim,” eu disse lentamente porque na época eu tinha dezenove anos e era socialmente desajeitado, e ela era cristã e servia em viagens missionárias há mais tempo do que eu estava vivo.

Além disso, deveríamos estar orando por alguns missionários na Ásia Central que estavam sendo ameaçados por autoridades governamentais. “E quanto ao salmo que diz, ‘Para onde fugirei da tua presença? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também’?”

“Então Deus não tem poder sobre tudo, mesmo que ele saiba sobre isso,” ela disse com mais ênfase. “E quanto aos missionários que são perseguidos ou mortos? Ou alguém inocente morrendo porque um ladrão invadiu sua casa e atirou neles? Como você explica um crente sendo ferido por abuso doméstico?”

Eu estava começando a sentir que isso não era um debate puramente intelectual sobre a onisciência ou onipotência de Deus. Além disso, todas as respostas bíblicas educadas que eu tinha sido ensinado na igreja estavam soando cada vez mais frágeis na minha cabeça.

“Mas… a Bíblia diz que Deus estabelece nossos passos, e ele nos fez a todos e ao mundo, então acho que ele sabe o que está acontecendo em qualquer lugar, a qualquer momento.”

“E quanto às crianças que são estupradas por um membro da família? Deus sabe que isso vai acontecer? Ele estava assistindo e simplesmente não fez nada para me salvar?”

O que dizemos diante desse tipo de dor? Como fazemos sentido das vidas e experiências como essas enquanto confiamos em versículos como aqueles que Paulo escreveu em Romanos 8: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8:28, NVI).

Para aqueles que sofreram atos grotescos de traição, injustiça e violência, a Sexta-Feira Santa é onde muitos de nós encontramos respostas. Encontramos um Deus que viu e chora conosco. Encontramos um Deus que nos mostra um caminho a seguir.

Traído por Seus Amigos

A Sexta-Feira ‘Santa’ realmente parece tudo menos santa quando examinamos sua história. Jesus passou por algumas das circunstâncias mais estressantes e injustas possíveis antes de ser brutalmente assassinado. Antes da história chegar à maior parte disso, no entanto, os amigos de Jesus o abandonaram ou falharam com ele.

Apesar de algumas tentativas da cultura popular de pintar Judas como simpático ou um anti-herói mal compreendido, a Bíblia afirma inequivocamente o contrário. Judas conviveu no círculo mais íntimo de seguidores de Jesus por três anos e passou incontáveis horas com Deus encarnado. No entanto, ele estava roubando do ministério, entregou Jesus a pessoas que o odiavam e traiu Jesus pessoalmente apenas para garantir que a multidão pegasse o cara certo.

Se ter um amigo o traindo não fosse o bastante, Jesus experimentou o resto de seus amigos o abandonando (veja Marcos 14:44-50). Pedro negou até mesmo conhecer Jesus quando questionado; geralmente é aceito que João tenha assistido ao questionamento inicial de Jesus com o sumo sacerdote, mas ele não pareceu intervir em nenhum momento por Jesus. O resto dos discípulos não foram encontrados em nenhum lugar.

Muitos de nós provavelmente já tiveram amigos nos abandonarem ou até mesmo nos atacarem quando precisávamos desesperadamente de seu apoio. Alguns de nós podem até ter experimentado duplicidade revoltante nas mãos de alguém que chamávamos de amigo. Alguns viveram abusos enquanto amigos e entes queridos sabiam, mas ignoravam.

Essas situações carregam um tipo único de angústia, frustração e raiva. A Sexta-Feira Santa nos mostra um Deus que foi alvo de terrível infidelidade e entende nossa dor.

Ao vermos como ele tratou seus amigos que o falharam ou negaram, no entanto, vemos uma graça e firmeza gentis impressionantes. Este Senhor nos ensina como perdoar alguém setenta vezes sete, quantas vezes a dolorosa lembrança ressurgir.

Vítima de Injustiça

As injustiças são uma experiência muito real para muitas pessoas. O livro de memórias de Bryan Stevenson, “Just Mercy”, ilustra vividamente essa realidade enquanto ele escreve sobre seu caminho para se tornar advogado de clientes injustamente condenados.

Sua simpatia e aspirações foram definidas após o assassinato de seu avô, o que lhe deu a paixão para expor abusos de poder dentro do sistema judicial. No entanto, muitos mais indivíduos, tanto atualmente quanto ao longo da história, não tiveram o benefício de alguém para defendê-los diante de autoridades injustas.

Jesus foi acusado injustamente perante múltiplos funcionários governamentais, líderes religiosos de seu próprio povo, o governador romano Pôncio Pilatos e o tetrarca local Herodes.

Nos é dito explicitamente: “Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam um falso testemunho contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte. Mas não o encontraram, embora muitas falsas testemunhas se apresentassem” (Mateus 26:59-60).

Herodes não conseguiu encontrar nenhum motivo justificável para punir Jesus, então ele e seus soldados zombaram do Filho de Deus (veja Lucas 23:6-12). Pilatos não queria lidar com um tumulto, então ele se recusou a defender um homem que ele sabia ser inocente (veja Mateus 27:15-26).

Jesus não estava indefeso durante tudo isso. Na verdade, ele disse aos seus discípulos: “Você acha que eu não posso apelar para meu Pai, e ele me fornecerá imediatamente mais de doze legiões de anjos?

Mas como então se cumpririam as Escrituras de que deve acontecer assim?” (Mateus 26:53-54). Jesus suportou a injustiça porque sabia que Deus tinha um plano. Por mais assustadora e irritante que essa situação seja, Deus nos convida a uma perspectiva mais ampla que considera a dor e o propósito.

Quando Paulo escreveu ao seu jovem protegido Timóteo sobre ter graça para com os inimigos, não podemos deixar de pensar se ele estava pensando em seu próprio passado como uma autoridade injusta:

“E o servo do Senhor não deve ser briguento, mas amável para com todos, capaz de ensinar e paciente ao corrigir os que se opõem a ele, na esperança de que Deus lhes dê arrependimento para reconhecer a verdade, e eles voltem ao bom senso e escapem das armadilhas do diabo, que os capturou para fazerem a sua vontade” (2 Timóteo 2:24-26).

Abusado e Assassinado

Leia qualquer uma das descrições do Evangelho da Sexta-feira Santa de Jesus e conte quantas vezes ele foi esbofeteado ou golpeado com punhos, paus e chicotes. Ele foi zombado várias vezes, e as pessoas cuspiram nele.

Ele foi despojado de suas roupas em público. A crueldade mostrada a ele faria a pele de qualquer um arrepiar muito antes da crucificação horrenda.

Para qualquer pessoa que tenha experimentado abuso, que tenha sido atormentada por alguém com poder sobre ela, Jesus não apenas tem a mais terna compaixão por você, mas também algumas palavras fortes para o abusador.

“E qualquer que receber a um destes pequeninos em meu nome, a mim me recebe. Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar” (Mateus 18:5-6).

Para aqueles que morreram por sua fé, as Escrituras pintam a imagem de um Deus justo que lhes concederá justiça um dia. “Eu vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram.

Eles clamaram em alta voz: ‘Até quando, Soberano Senhor, santo e verdadeiro, esperarás para julgar e vingar o nosso sangue dos que habitam na terra?’ Então cada um deles recebeu uma túnica branca e foi-lhe dito que repousassem um pouco mais…” (Apocalipse 6:9-11).

Aquele que morreu em uma cruz para trazer salvação não ignora o sofrimento ou a morte de seu povo. Embora Deus permita que a humanidade escolha o mal, com todo o seu impacto horrível sobre os outros, ele eventualmente punirá aqueles que não se arrependerem.

Embora ele permita que alguns sejam martirizados por seu nome, ele não ignora o sofrimento de seus últimos momentos. Eventualmente, haverá um acerto de contas.

O Mal que Deus Transforma em Bem

A Sexta-Feira Santa reconhece o grande e terrível mal que muitos de nós experimentaram. Ela não foge de quão desesperadamente injustas e desprezíveis foram nossas circunstâncias ou algumas pessoas em nossas vidas.

Ao invés de nos deixar lá, no entanto, a Sexta-Feira Santa destaca o julgamento de Deus que não dispensa casualmente as vítimas que o pecado inflige entre indivíduos e relacionamentos.

A Sexta-Feira Santa nos convida a ver como Jesus sofreu muito para nos oferecer esperança. Quando vemos tudo o que Jesus perdoou, podemos ver sua ordem para os crentes perdoarem sob uma nova luz. Em seu entendimento de nossa dor, em seu amor e desejo por quem poderíamos nos tornar, ele nos dá a capacidade de perdoar e restaurar.

Um bom exemplo desse tipo de avanço é José em Gênesis. Ele suportou algumas terríveis traições, injustiças e anos de encarceramento injusto; mas quando encontrou seus irmãos que o venderam como escravo, ele disse: “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida” (Gênesis 50:20).

Qualquer mal que tenha sido feito a você nunca pode ser demais para Deus entender ou lidar. Ele nunca estará em falta sobre como te restaurar e transformar a dor em bênção.

O que foi injusto será corrigido. O que foi desesperadamente doente ou ferido será ternamente curado. O que foi quebrado aparentemente além de reparo, o que parece além da esperança, será restaurado.

Por isso o dia do sofrimento e morte de Jesus ainda é chamado de bom.

Equipe do Desafio Mundial
7 de Abril de 2023

Tradução livre do artigo original publicado em www.worldchallenge.org

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *