Home Consciência Mudança Dia ​de ​Combate ao Fumo: tabagismo pode provocar degeneração macular e cegueira irreversível​

Dia ​de ​Combate ao Fumo: tabagismo pode provocar degeneração macular e cegueira irreversível​

5 min de leitura
0
0

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, chama a atenção para os males causados pelo hábito de fumar, importante fator de risco isolado para cerca de 50 doenças, entre elas as da visão. O tabagismo pode contribuir para a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa da cegueira irreversível.

combate-fumo

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, o cigarro potencializa a DMRI, juntamente com outros fatores, como obesidade, hipertensão e histórico familiar da doença. Alguns estudos apontam que as chances de um idoso que fuma ficar cego é até quatro vezes maior que a de um não fumante.

“O tabaco agride a retina e aumenta sua oxidação, o que favorece um processo degenerativo da mácula, região do olho onde são definidas as formas e cores”, explica Sebastião José Ferreira Neto, oftalmologista especializado em retina da clínica Oftalmed.

O especialista conta que a retina se origina no tecido nervoso e suas células se regeneram de modo mais lento e difícil. Assim, o adoecimento dessas células pode causar a perda de visão.

CATARATA E GLAUCOMA – As substâncias presentes na fumaça do cigarro também podem provocar alterações no metabolismo do cristalino e o aceleramento do seu processo natural de opacificação. Como consequência, o indivíduo pode desenvolver a catarata antes dos 50 anos, idade média para seu aparecimento na maioria dos pacientes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo. No Brasil, a doença atinge, em média, 28,7% das pessoas com mais de 60 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Centro-Oeste é a região do país com maior incidência de catarata em indivíduos com mais de 60 anos: 33,7% da população.

O conjunto de fatores que leva a má circulação sanguínea no corpo, entre eles o tabagismo, também prejudica a saúde do nervo óptico. Assim, o cigarro pode poderia piorar quadros de glaucoma – aumento da pressão intraocular que provoca o endurecimento do globo e diminuir a acuidade visual.

“A fumaça do cigarro provoca ainda irritação dos olhos, vermelhidão, coceira e lacrimejamento, além de agravar quadros de síndrome do olho seco e alergias oculares”, finaliza o especialista da Oftalmed.

 

OFTALMED – Com 23 anos de tradição no Distrito Federal, a Clínica da Visão OFTALMED possui unidades na Asa Sul, Taguatinga e Águas Claras e realiza mais de 14 mil atendimentos mensais, entre consultas e exames clínicos.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Mudança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Combate ao fumo: tabaco mata mais de 6 milhões por ano

Especialista da Cia. da Consulta alerta para a principal causa de morte evitável do…