grayscale photography of a man standing in front of a Jesus graffiti

O Testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia

A cena era o paraíso. Como havia feito ao longo de seu relato profético, João registrou o que viu e ouviu na Ceia das Bodas do Cordeiro, pouco antes do retorno de Jesus ao planeta Terra.

Foi então que aquele idoso apóstolo prostrou-se para adorar o anjo que lhe revelava o futuro.

O anjo, claro, o deteve porque só Deus é digno de nossa adoração. Ele então pronunciou estas palavras notáveis: “Porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia (Apocalipse” 19:10).

O Testemunho de Jesus

A palavra “testemunho” no grego denota evidência dada perante um juiz. Verdadeiramente, o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus cumpriram precisamente o que os profetas do Antigo Testamento escreveram sobre Ele. Ao todo, um total de quarenta e oito profecias específicas falavam de Sua primeira aparição, que confirmou Jesus como o Messias.

Quanto à Bíblia que temos em mãos, nenhum outro livro baseia sua autenticidade em profecias cumpridas como a Palavra de Deus. O cumprimento de suas muitas profecias confirma que é realmente confiável.

Consequentemente, é apropriado que o livro de Apocalipse identifique nosso Salvador tão intimamente com a profecia. Nenhum outro livro da Bíblia tem o testemunho direto de Jesus quanto à sua veracidade, exceto este. Em Apocalipse 22:16, encontramos estas palavras surpreendentes:

Eu, Jesus, enviei meu anjo para testificar a vocês sobre essas coisas para as igrejas.

Neste momento, as profecias registadas por João em Apocalipse 6-18 estão a ganhar vida como nunca antes na história. Sabemos que isso significa o breve aparecimento de Jesus para nos levar para casa, para a glória, porque o Apóstolo Paulo promete que Ele virá para nós antes do início do Dia do Senhor, quando Ele derramar Sua ira no planeta Terra (1 Tessalonicenses 5:1- 11).

Ana e Simeão

Aqueles de nós que aguardam ansiosamente a aparição de Jesus têm muito em comum com Simeão e Ana. Lucas 2:22-38 registra suas palavras de fé ao cumprimentarem José e Maria quando o casal apresentou Jesus no templo logo após Seu nascimento.

Assim como o Senhor os recompensou por acreditarem nas profecias do Antigo Testamento a respeito de Jesus, podemos estar confiantes de que Ele fará o mesmo por aqueles de nós que agora aguardamos ansiosamente a Sua vinda (Filipenses 3:20-21). Dois mil anos depois, lemos sobre a sua fé na Palavra de Deus iluminada pelo Espírito Santo.

Da mesma forma, o Senhor também recompensará a nossa perseverança (Apocalipse 3:11-12; 2 Timóteo 4:8).

Eu particularmente adoro dois aspectos de sua fé:

1. Eles permitiram que o Espírito Santo lhes falasse através das palavras das Escrituras.

Sob a orientação do Espírito, a dupla permitiu que as palavras das Escrituras falassem por si mesmas, em vez de mudar o significado das palavras para se adequarem às suas crenças. Eles esperavam que o Messias chegasse ainda bebê e Simeão falou de Seu sofrimento.

2. Eles não aderiram às crenças populares de sua época.

Simeão e Ana não esperavam que o Messias viesse e resgatasse Israel da escravidão romana como fizeram muitos dos seus contemporâneos. Eles procuravam um bebê, e Simeão avisou Maria sobre a espada que um dia traspassaria seu Filho (Zacarias 12:10), dizendo que também faria o mesmo com sua alma (Lucas 2:35).

Como observadores, vivemos numa época em que as visões mais populares dos acontecimentos do fim dos tempos excluem a aparição de Jesus para nos levar para casa, para a glória, bem como o Seu reinado milenar sobre as nações. Tal como os santos idosos e no relato de Lucas, acreditamos no que as Escrituras dizem e não na sabedoria humana.

Num sermão recente, o Pastor David Jeremias afirmou que há oito vezes mais versículos que profetizam sobre a Segunda Vinda de Jesus do que a Sua primeira.

Assim como Jesus cumpriu precisamente cada palavra da profecia relativa à Sua primeira aparição na terra, também podemos ter certeza de que Ele fará o mesmo com a Sua aparição para nos levar para casa, no Céu, e cumprir todas as outras profecias relativas aos últimos dias em que vivemos.

Afinal, este é o testemunho que Ele nos deixou como “o espírito de profecia”.

Continue olhando para cima; o Senhor algum dia recompensará sua fidelidade.

Por Jonathan Brentner

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *