Ikigai – os valores japoneses para a longevidade
O Ikigai é uma filosofia japonesa que ajuda as pessoas a encontrar um propósito na vida para viver mais tempo e com felicidade. Os japoneses usam isso para trabalhar com satisfação e dar o melhor de si para a sociedade.
País recordista em longevidade, o Japão é uma grande referência para quem quer encontrar um sentido para a vida.
Através da filosofia do Ikigai, o país mantém alta expectativa de vida e inspira milhares de pessoas ao redor do mundo a terem uma vida longa, saudável e feliz.
Isso explica, entre outras coisas, o fato de os japoneses trabalharem com satisfação e de forma incansável todos os dias.
Para eles, o segredo para uma vida produtiva e longa está em identificar seu propósito de vida e, consequentemente, dar o melhor de si para a sociedade.
Segundo o neurocientista Ken Mogi, o Ikigai é o motivo que faz você acordar todos os dias, é sua razão de viver.
Este conceito surgiu em Okinawa, conjunto de ilhas ao sul do Japão que tem uma população com vários centenários.
O Ikigai é um objetivo de vida, uma filosofia ativa
Viver a filosofia ikigai significa viver o presente, observar a si mesmo nas pequenas coisas, perceber o que te dá prazer e, sobretudo, ter um estilo de vida equilibrado.
Há dois anos vivendo no Japão, Mayra Cordeiro, fundadora da Kaili Terapias integradas, entendeu na prática o que é o Ikigai e está levando a prática a muitas pessoas, em encontros presenciais e virtuais.
“O Ikigai é uma construção de valores, para a construção de uma vida com sucesso. Quando você vive um ikigai, você constrói sua satisfação pessoal e profissional. É você dar o máximo que você pode de você, para que seu meio se beneficie disso”, conta Mayra.
Os japoneses vivem isso muito a sério.
“O Ikigai é um processo muito íntimo, em que o indivíduo entende suas forças e identifica as mudanças que precisa fazer para integrar seus papéis, na vida pessoal e na vida profissional, para depois aplicar na sociedade”, explica a especialista.
Viver o ikigai é ter responsabilidade contínua por suas decisões, dando seu melhor o tempo todo.
O Ikigai envolve, portanto, comprometimento, seriedade, auteridade, respeito, inteligência emocional e gratidão).
Você também não precisa fazer isso somente no trabalho, você pode ser seu melhor em tudo, para fazer a vida valer a pena.
Nos workshops que Mayra apresenta, ela trabalha alguns aspectos para que as pessoas comecem a perceber quais são seus pontos fortes e como elas podem dar o máximo de si para ter uma vida plena e longeva.
Como começar a praticar o Ikigai
De forma mais prática, Mayra Cordeiro também explica que o Ikigai pode começar a ser praticado quando você define as coisas que gosta de fazer, a partir de cinco elementos importantes: vocação, talento, paixão, missão e profissão.
Um exercício é responder a quatro perguntas:
- O que eu amo fazer
- O que sei que sou bom em fazer
- O que eu posso ser pago para fazer
- Do que o mundo precisa
Com isso, as pessoas começam a identificar suas forças. Mas este é apenas um caminho.
O Ikigai é uma força de comportamento muito forte, baseado em valores de paz.
Depois da 2ª Guerra Mundial, o Japão se reconstruiu em poucos anos, porque os japoneses assumiram o compromisso de recuperação com muita responsabilidade.
Se você quer ler mais sobre o Ikiga, confira:
Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, de Ken Mogi (Editora Astral Cultural, 2018)
Ikigai, os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, de Hector García e Francesc Miralles
1 Comentário