Taping: conheça técnica que ajudou modelo a recuperar a forma após gravidez
Modelo brasileira usou o futebol e o taping para voltar à forma física em 3 meses
A supermodelo Fernanda Marques, que atua em Londres, Alemanha e Miami, é mãe de 2 crianças, Gabriel de 6 anos, e Gia, de 9 meses.
Nas duas gravidezes, engordou 9 quilos e retomou o trabalho como modelo três meses após as gestações, adotando uma série de cuidados com a rotina alimentar e de exercícios.
“Os grandes aliados para que eu não engordasse muito nas gestações foram a alimentação e uma rotina diária de exercícios físicos. Eu sempre me alimentei bem, mas nessa fase priorizei ainda mais as frutas, verduras, legumes e grãos, para ter todos os nutrientes que uma mulher grávida precisa para o desenvolvimento do bebê”, conta.
Fernanda diz que não adotou uma dieta restritiva, apenas fez escolhas inteligentes, abrindo mão de doces e massas, que costuma consumir normalmente com moderação.
“Se estou no meu peso ideal, não abro mão de uma pasta e de um chocolatinho após o almoço, junto com o café, mas quando preciso controlar ou perder peso, faço esses pequenos sacrifícios”, afirma.
Durante a gestação, Fernanda montou um plano com seu personal que previa caminhadas, musculação e pilates.
“Eu me exercito diariamente desde que comecei a modelar, aos 13 anos. O segredo é ter constância porque rapidamente vira um hábito como escovar os dentes e pentear os cabelos.
Outro cuidado que adoto é a drenagem linfática, que evita inchaços, elimina toxinas, combate a celulite e evita a sensação de cansaço nas pernas”, diz.
Chuteira no pé
Depois que os bebês nasceram, Fernanda eliminou rapidamente o peso trocando as caminhadas pelo futebol e manteve a musculação. Cada hora de futebol queima, em média, 500 calorias.
“Eu jogo futebol desde os 5 anos, sou apaixonada pelo esporte e encontrei um time de brasileiras aqui em Londres. É uma atividade que queima muito mais calorias que as caminhadas e me dá muito prazer, isso ajuda a manter a regularidade. É importante encontrar algo que você goste”, conta.
Para ter formas mais arredondadas e definidas, a modelo conta que optou pela musculação. “Eu sou magra, mas gosto de ter curvas, então a musculação ajuda na definição muscular”, diz.
Taping
Além da drenagem linfática manual, Fernanda usou o taping, uma técnica criada por Kenso Kase na década de 1970 que ganhou popularidade nos últimos anos e já foi usada por celebridades como a cantora sertaneja Simone e a influenciadora Virgínia Fonseca.
A técnica usa fitas elásticas e adesivas que têm uma textura parecida com a pele. A aplicação estimula a musculatura e o fluxo linfático e sanguíneo, potencializando a drenagem linfática manual.
No caso de Fernanda, elas foram aplicadas antes e depois do parto, para minimizar o inchaço, acelerar a liberação de toxinas e evitar o aparecimento de celulite.
Outros benefícios da drenagem com taping são a melhora na circulação e no funcionamento do intestino.
“Gostei muito dos resultados, acelerou meu metabolismo, me ajudou a desinchar e, combinando com alimentação e exercícios, recuperei minha forma em três meses e sem celulite”, completa.