Home Qualidade de Vida Dicas para deixar a memória afiada depois dos 60

Dicas para deixar a memória afiada depois dos 60

8 min de leitura
0
0

De acordo com pesquisa da Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas com quadros de demência no Brasil deve triplicar até 2050. O dado é preocupante; porém, a boa notícia é que existem dicas e exercícios para turbinar a memória e postergar o aparecimento de doenças neurodegenerativas.

Entre os diagnósticos mais comuns para a perda de memória, o estresse e o excesso de atividades são as principais causas. Porém, na maioria dos casos, os problemas de esquecimentos são causados pelo envelhecimento natural do ser humano.

“É comum apresentar falhas de memória com o passar dos anos. O cérebro pode começar a ter perdas cognitivas aos 30 anos de idade. À medida que ele envelhece – assim como todos os outros órgãos do corpo-, os circuitos ficam menos estáveis e o hipocampo (região do cérebro responsável pelas memórias) fica menos eficiente”, explica Solange Jacob, Diretora Acadêmica do Método Supera, maior rede de escolas de ginástica para o cérebro da América Latina.

A solução para turbinar o funcionamento do cérebro e garantir mais qualidade de vida é a prática de exercícios que desenvolvam nossa capacidade cognitiva.

O segredo é tirar o cérebro da zona de conforto, com atividades novas, variadas e com desafio crescente. Isso tudo pode ser encontrado com a prática da ginástica para o cérebro, atividade que estimula o fortalecimento das conexões neuronais. Com os exercícios que turbinam a mente, é possível melhorar – além da memória –, a concentração, raciocínio lógico e criatividade.

No Brasil, existe uma rede de franquias totalmente dedicada ao desenvolvimento do cérebro, o Método SUPERA. Com uma rede de mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil, alunos de todas as idades treinam o cérebro a partir de ferramentas como o ábaco (instrumento milenar para cálculos), jogos de tabuleiro, jogos virtuais, dinâmicas em grupo, apostilas com exercícios de raciocínio lógico e as neuróbicas – aeróbica para os neurônios.

De acordo com Solange Jacob, a prática de exercícios cognitivos cria novas conexões entre os neurônios e fortalece as sinapses, garantindo o bom funcionamento das funções executivas do cérebro e o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Quanto mais o nosso cérebro é estimulado, maior é a nossa reserva cognitiva – ou seja, capacidade de resistência às alterações cerebrais.

Ercília Gomes, 71 anos, é aluna do SUPERA Diamantina (MT) e constatou mudanças após 1 ano da prática de ginástica cerebral: “Resolvi começar a exercitar o cérebro e há um ano vejo as vantagens que me proporcionou: incentivo à criatividade, desenvolvimento da concentração, da memória, do raciocínio, atenção, da coordenação motora e da autoestima. Além de obter melhoria nessas habilidades, as aulas são momentos de divertimento, prazer e socialização”, conta.

Dicas para exercitar o cérebro no dia-a-dia

As neuróbicas, uma das ferramentas do curso de ginástica para o cérebro, podem ser praticadas em qualquer lugar e ajudam a tirar o cérebro da zona de conforto e mantê-lo sempre ativo, contribuindo para a boa memória.

Trocar de mão para escovar os dentes ou para escrever, por exemplo, é bom para o cérebro. O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração e treinar a atenção

Conheça mais neuróbicas para fazer no dia a dia:

  • Use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto);
  • Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume, concentre-se nos pormenores que você nunca havia reparado;
  • Ande pela casa de trás para frente; (na China há muitas pessoas que treinam isso em parques);
  • Vista-se de olhos fechados;
  • Faça um novo caminho para ir ao trabalho ou introduza pequenas mudanças nos seus hábitos quotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
  • Comece agora trocando o mouse de lado.

Para saber mais, acesse www.metodosupera.com.br


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Qualidade de Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Dia Mundial do Cérebro: segredos de uma mente saudável

Exercícios cognitivos desenvolvem habilidades como memória, concentração, raciocínio e cri…