Home Bem-estar Saúde Dicas para aliviar os problemas respiratórios comuns no inverno

Dicas para aliviar os problemas respiratórios comuns no inverno

5 min de leitura
1
0

Com a chegado do inverno desde o dia 21 de junho, além das temperaturas ficarem mais baixas, no centro-oeste do país ainda temos que lidar com o clima seco. Com isso, aumentam o atendimento nos hospitais de pessoas com problemas respiratórios e alérgicos. De acordo com estimativas, cerca de 40% da população mundial sofre desse mal. No mesmo dia em que começa a estação mais fria do ano, também é comemorado o Dia Nacional da Prevenção à Asma.

“Rinite, sinusite, gripe, resfriado, bronquite, asma, além das infecções respiratórias virais são as doenças mais comuns nesse período do ano. Os principais vilões do frio são os ambientes fechados, roupas e cobertores guardados há algum tempo, o que facilita a proliferação de fungos e ácaros”, alerta o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG).

Segundo o especialista, a melhor maneira de passar o inverno longe desses problemas é a prevenção. Manter ambientes limpos, trocar os lençóis e roupas de cama uma vez por semana; lavar as roupas de inverno, tanto de vestir como de cama, antes de usar; deixar as janelas abertas para ventilar; manter a alimentação saudável e tomar bastante água estão entre os principais cuidados neste período.

Outra sugestão para a prevenção e o combate dos problemas respiratórios é a hidroterapia. Rogério Celso explica que a fisioterapia aquática é uma atividade terapêutica, com a realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida. As atividades são orientadas sempre por um fisioterapeuta, evitando impacto, acelerando a recuperação e prevenindo várias doenças.

Fisior Hidroterapia . Foto Drika Vianna (13)

“No caso dos problemas respiratórios, a hidroterapia é uma grande aliada. A própria pressão que a água exerce sobre a caixa torácica auxilia nos exercícios para os músculos respiratórios, melhorando a capacidade pulmonar. O lado positivo é que a fisioterapia aquática alia exercícios específicos, o que ajuda a corrigir a postura corporal, relaxar e alongar os músculos respiratórios contribuindo para a melhora da função pulmonar e do bem estar geral do paciente”, explica o fisioterapeuta especialista em hidroterapia.

Serviço
Fisior Hidroterapia – Rogério Celso Ferreira
Rua Padre Marinho, 15, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG)
(31) 3055-3555

 

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Um comentário

  1. silviamendesgomes@gmail.com'

    Silvia Mendes Gomes

    27 de junho de 2015 at 11:31

    adoro os comentarios,esses nos ajudam a seguir em frente.
    grata,e tdo de bom a todos
    silvia

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Inverno: conheça as frutas típicas da estação

Muitas pessoas acabam ganhando alguns quilinhos extras durante os meses mais frios do ano.…