Home Bem-estar Saúde Conheça os benefícios da drenagem linfática

Conheça os benefícios da drenagem linfática

9 min de leitura
0
0

O procedimento possui a função de drenar os líquidos excedentes do corpo por meio de movimentos circulares manuais que podem ser realizados com os dedos, mãos ou aparelhos específicos

A drenagem linfática se destacou como uma das técnicas mais procuradas para minimizar as temidas celulites, responsáveis por gerar o depósito de gordura sob a pele. Apesar de ser uma aposta de “embelezamento”, o procedimento vai além do conceito estético e atua de forma benéfica no organismo para tratar diferentes problemas.

“Por meio de movimentos circulares manuais, é realizada uma massagem com movimentos de pressão leve, suaves e lentos, com os dedos, mãos ou por meio de aparelhos. Essa técnica possui a função de drenar os líquidos excedentes que extravasaram das células, deixando livre acesso para as toxinas presentes em várias partes do corpo”, explica Juliana Vieira, fisioterapeuta da clínica Salus Ortopedia, em Brasília.

De acordo com a profissional, o método combate o inchaço e a retenção de líquidos; auxilia na diminuição de celulites; ajuda na recuperação de lesões musculares e articulares; possibilita a cicatrização dos tecidos; e reduz hematomas.

Dentro do aspecto cirúrgico, a drenagem linfática também pode ser uma grande aliada. Isso porque, após uma cirurgia, existe uma maior passagem de líquidos através da parede dos vasos sanguíneos.

“Além disso, nas cirurgias, os canais linfáticos responsáveis pelo escoamento desta linfa são danificados. O procedimento auxilia nesse escoamento dos líquidos e toxinas do corpo e, com isso, reduz o inchaço e evita possíveis trombos que possam surgir eventualmente”, contextualiza.

Indicação

Pacientes com tecidos edemaciados, isto é, com edemas são indicados para as sessões de drenagem linfática. Além disso, o período pré-menstrual, o tratamento pré e pós cirúrgico e a circulação sanguínea comprometida são casos que podem ser bastante beneficiados com a realização do procedimento.

“Por outro lado, pessoas com tumores malignos, processos inflamatórios agudos e infecções, insuficiência cardíaca congestiva e, principalmente, trombose venosa profunda, não podem fazer, de forma alguma, esse tipo de tratamento”, chama atenção.

Caso o paciente não tenha nenhuma das restrições citadas, a drenagem está liberada. Além disso, para o dia da sessão, a fisioterapeuta também aconselha a ingestão constante de água. Para manter os cuidados após o procedimento, é necessário hidratar a área trabalhada com óleos ou hidrates corporais.

Benefícios da drenagem linfática

 

– Redução de estresse;

– Diminuição dos sintomas da TPM;

– Combate às cólicas menstruais;

– Diminuição de hematomas;

– Alívio da sensação de pernas cansadas ou inchadas;

– Redução da retenção de líquido;

– Ativação da circulação sanguínea;

– Combate à celulite;

– Relaxamento corporal.

 

Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos conservadores para evitar cirurgias e tratamento da dor crônica.

Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, terapia por ondas de choques, avaliações de força muscular e do movimento.

A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem o título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, oferecendo muita qualidade no serviço.

 

SERVIÇO

Salus Ortopedia

Ceilândia Sul
QNM 17 – Conjunto H, Lote 30 – Ed. São Miguel – Salas 201 e 203
Telefone: (61) 3371-5937

Asa Norte
Centro Clínico Vital Brazil – Salas 342, 344 e 346
Telefone: (61) 3349-1186

Taguatinga Norte
QND 47 – Lotes 17/18 – Sala 104 e 105 – Avenida Comercial Norte
Telefone: (61) 3371-5937

Site: https://salusortopedia.com.br/

Instagram: @salusortopedia
Facebook: facebook.com/salusortopedia


  • Drenagem linfática facial: a aliada da pele

    O envelhecimento natural da pele, associado aos fatores como exposição ao so…
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Drenagem linfática facial: a aliada da pele

O envelhecimento natural da pele, associado aos fatores como exposição ao so…