Home Bem-estar Rinoplastia: a cirurgia mais realizada no Brasil

Rinoplastia: a cirurgia mais realizada no Brasil

7 min de leitura
0
0

A rinoplastia ou cirurgia de nariz é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil. Apenas no ano de 2020, a busca pelo termo “Rinoplastia” nas plataformas de pesquisa registrou um aumento de 4.800%, o que contribuiu consideravelmente para a procura nos consultórios.

A rinoplastia é o procedimento que permite corrigir ou reparar alterações no nariz, visando trazer mais harmonia para a face e melhorar a autoestima do paciente.

 

Como funciona a cirurgia de nariz?

Embora ela seja menos agressiva e tenha um tempo de recuperação menor, ela não possui o mesmo grau de previsibilidade que a rinoplastia aberta, por exemplo. De acordo com o Dr. Landecker, a rinoplastia aberta é mais favorável que a fechada, pois ela oferece mais precisão e menor chance de reoperação.

 

Importância do planejamento cirúrgico

Durante a consulta, é feito um estudo detalhado das proporções do nariz em relação à face, criando um planejamento cirúrgico baseado nestes resultados e no senso estético. Usando essa tecnologia, eu consigo analisar as proporções do nariz em detalhes e formular um plano cirúrgico que levará em conta, principalmente, as expectativas do paciente e a possibilidade de atendê-las.

 

Como é o processo de recuperação da cirurgia de nariz?

Após a realização da cirurgia, um curativo é colocado para proteger a região esculpida e minimizar o inchaço. Durante os 7 primeiros dias, o paciente deve ficar em repouso absoluto, descansar adequadamente e se alimentar bem. É comum que nos primeiros dias após a cirurgia haja um pequeno sangramento nasal. Caso isso aconteça, o ideal é repousar com a cabeça elevada e trocar a gaze colocada embaixo do nariz quantas vezes julgar necessário.

É rigorosamente recomendado que o paciente não tome nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico.

 

Qual a importância da escolha do médico e do local da cirurgia?

A rinoplastia deve ser realizada por um médico especialista nesse tipo de cirurgia, tendo como princípio básico a construção de um nariz bonito, funcional e que não pareça operado. Essa é uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é cirurgia de nariz, mas é importante ter em mente que não é possível determinar um preço da rinoplastia padrão, pois o valor da cirurgia varia de acordo com a complexidade de cada caso. Cirurgias que exigem uma habilidade técnica superior, como casos secundários complexos, tendem a ser mais custosas se comparadas a uma rinoplastia mais simples.

 

O convênio cobre os custos de uma rinoplastia?

Nenhum convênio cobrirá os custos de uma cirurgia de nariz puramente estética. Outra dúvida muito comum é se há possibilidade de fazer uma rinoplastia pelo SUS. Neste caso, só é possível operar o nariz de forma gratuita quando o paciente foi vítima de um acidente ou apresenta algum problema funcional.

 

Como cuidar do emocional durante o pós-operatório?

Eu sempre brinco com meus pacientes que o nariz é como uma casa que está em reforma e não dá para analisar a reforma da casa antes da colocação do piso, da pintura, das cortinas, etc. Por isso, é muito importante esperar o tempo necessário, até que o nariz desinche, para que você consiga analisar corretamente os resultados da rinoplastia.

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Abdominoplastia pós bariátrica

A abdominoplastia pode complementar os resultado da bariátrica. Confira.   O g…