topless man in black shorts carrying black dumbbell

O que é memória muscular? Entenda o fenômeno que pode te ajudar a voltar à forma

Quanto mais a pessoa treina, mais memória muscular o organismo constrói, o que significa que o corpo pode se recuperar em um menor espaço de tempo, diferentemente de quem está iniciando nas atividades físicas; personal explica


No início do ano, muitas pessoas decidem aderir a dietas radicais e ‘treinar sem parar’ na academia, para tentar compensar a comilança e os excessos comuns em dezembro.

Entretanto, existe um fator chamado memória muscular, que nem todos conhecem, mas que pode ser importante para voltar à rotina após o Natal e o Ano Novo.

“Quem treina e se alimenta bem durante o ano todo não precisa se preocupar com a ausência de exercícios e a comilança das festas de final de ano, basta ‘voltar ao normal’ que o corpo também volta, pois nossos músculos têm memória”, explica José Corbini, personal e sócio do app de saúde integrativa Personal Virtual.

Mas afinal, o que é a memória muscular? De acordo com Corbini, é um fenômeno em que os músculos de quem já pratica a musculação, por exemplo, ganham força em uma velocidade muito maior após um período sem treinos do que aquela pessoa que entrou na academia pela primeira vez na vida.

PUBLICIDADE

“Quando falamos em hipertrofia, os músculos ficam levemente danificados, permitindo o crescimento muscular. Nesse processo, mesmo que a pessoa fique um tempo inativo, o núcleo das células aceleram a recuperação do crescimento muscular”, comenta.

É importante ressaltar que essa memória muscular é capaz de se manter em nossas células por longos períodos, e não apenas em algumas semanas entre as festas de fim de ano.

É por isso, inclusive, que muitos atletas sofrem lesões graves e conseguem se recuperar rapidamente, dependendo da gravidade, é claro.

“Resumindo, quanto mais você treina, mais memória muscular você constrói, o que ainda não se sabe é se essa memória é permanente. Vale lembrar que o tempo que você vai voltar a sua forma física antes de parar de treinar depende de como você estava antes, idade, sexo e quanto tempo você praticou exercícios durante a sua vida”, complementa o profissional.

Cuidado com o retorno

Voltar às atividades é a única forma de descobrir o quanto de memória muscular você tem, mas todo cuidado é pouco na hora do retorno.

“É importante lembrar que a volta deve ser gradual, não adianta querer pegar os mesmos pesos e continuar com a mesma intensidade de antes, isso deve ocorrer aos poucos”, explica o personal trainer.

“O acompanhamento de um profissional de educação física é essencial para evitar lesões e outros problemas”, finaliza Corbini.

Sobre o Personal Virtual: É um aplicativo completo e integrativo pensado por José Corbini e João Augusto. Nele, além de treinos específicos elaborados pelos Personais para cada indivíduo e objetivo, há em conjunto à disposição do Serviços de Nutricionista e Consultoria Psicológica. O atendimento é 100% online 24 horas por dia. Deste modo, cada pessoa tem a possibilidade de adaptar sua vida saudável conforme sua flexibilidade.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *