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O Pilates na era digital

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Você sabia que praticar Pilates traz inúmeros benefícios para saúde e bem estar como a consciência corporal, melhora da postura, melhora da respiração, tonificação dos músculos, ganho de flexibilidade, alongamento do corpo, melhora do equilíbrio e da coordenação motora?

Depois de 15 anos dando aulas de pilates em academias de Curitiba, percebi que a maioria das pessoas param com a atividade física,  não por não gostarem, mas  porque  não conseguem encaixar na sua rotina. Muitos também não se identificam com o ambiente barulhento e aulas agitadas que trabalham o físico apenas.

Querem uma proposta mais calma que trabalhe a mente também. Existe ainda o público que trabalha e não consegue atender a aula no horário fixado pela academia. Pensando nessa dificuldade, criei um curso  de pilates on line que traz uma nova proposta para as pessoas incluírem o método pilates de um jeito prático e descomplicado na  rotina. 

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O pilates é um método de treinamento corporal muito completo, que trabalha o corpo como um todo, desde a musculatura mais profunda até a periférica. E aliado ao trabalho corporal  traz o trabalho mental e a correta  respiração nos exercícios. Ao se realizar uma boa e completa respiração durante os exercícios, oxigenamos melhor o corpo todo. E ao expulsar o ar viciado do fundo dos pulmões eliminamos toxinas e gases nocivos. Além de física, a respiração completa tem função relaxante, pois nela o cérebro recebe mais oxigênio.

Sendo assim  mente e o corpo também trabalham com mais energia e calma, por esse respirar mais profundo.  Joseph Pilates conseguiu reunir em seu método  filosofias do ocidente e oriente, ou seja, unindo corpo e mente durante a prática. Segundo ele, para o corpo estar em boa forma é necessário a mente estar em boas condições, por isso  trabalha todos os dois de um jeito harmonioso.  Sobre o assunto  Joseph Pilates  mencionou o seguinte sobre praticar o método : “É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

Atualmente existem muitas variações do método pilates aparelho, suspenso, na água, etc…  O foco nessa proposta é trazer a modalidade de pilates solo que é bastante desafiadora exige muito controle, e os principais desafios para a execução são: equilíbrio e alongamento. Porém não significa que será difícil para todos, basta  persistir na rotina de treino e com o tempo o corpo assume assimila os exercícios e os movimentos ficam mais fáceis de serem realizados.

Segundo Joseph Pilates : “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você vai ter um novo corpo.

 A atividade necessita apenas de um colchonete (mat) para ser praticada.  A carga do exercício é  o peso corporal do aluno . É um treinamento livre de impacto, não sobrecarregando e preservando, assim, as articulações.  Diferentemente do pilates aparelho no qual a intensidade é dada pelas mola, as quais podem ajudar ou dificultar os movimentos.

Acessível e on line, pode ser feito por pessoas de qualquer nível , desde alunos iniciantes até avançados. Como também pessoas de todas as idades. O praticante pode realizar a aula onde quiser, dentro da sua rotina,  flexibilizando e  otimizando seu tempo em aulas de apenas 20 minutos, sem ter que se deslocar.

Pilates não é um sistema maçante que te leva à fadiga, chato ou exercícios repetidos diariamente infinitas vezes. Também não exige que você frequente academias ou estúdios, nem compre aparelhos caros. Você pode obter todos os benefícios do Pilates em sua própria casa.”  J Pilates.

 

Artigo de Sílvia Vianna, professora de Pilates

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