Conheça melhor a funcionalidade da bola suíça na prática do Pilates

Um dos equipamentos mais utilizados na prática de pilates é a bola suíça, feita de um material elástico macio. Devido às suas diversas funcionalidades, ela também é conhecida como bola de equilíbrio, bola de fitness, bola corporal, entre outros nomes.

bola suiça

Sua criação data em 1963, sendo desenvolvida por uma fabricante italiana, que tornou as bolas de plásticos mais resistentes. Desta forma, as bolas passaram a ser utilizadas em tratamentos para gestantes, recém-nascidos e para pessoas com problemas ortopédicos ou motores.

O termo bola suíça é utilizado por conta do uso da bola ter iniciado na Suíça, com fisioterapeutas da Escola de Fisioterapia em Basileia.

Função da bola durante os exercícios

A bola é utilizada no pilates com o intuito de intensificar os exercícios que são realizados no solo. Há diferentes tamanhos e bolas, para elas que possam ser adaptadas para distintas funcionalidades e aos diversos tipos físicos das pessoas. Por isso, é preciso observar a altura e peso de quem vai utilizar a bola.

PUBLICIDADE

Uma dica é observar se o tamanho da bola está sendo correspondente à distância entre o chão e o joelho do usuário. Quando a pessoa estiver assentada na bola, os joelhos devem ficar dobrados em um ângulo de 90 graus.

Na Shopfio, há diversas bolas suíças, com ótimos preços. A partir de R$ 34,90 é possível obter um bom equipamento para os principais exercícios de pilates, para distintos portes físicos. É válido ressaltar que a Shopfio é uma empresa autorizada pela ANVISA.

Seguem os tamanhos de bolas suíças disponíveis na Shopfio e as suas indicações:

Bolas de 45 cm – pessoas com altura inferior a 1,50m.
Bolas de 55 cm – pessoas de 1,50m até 1,60m.
Bolas de 65 cm – pessoas de 1,60m até 1,70m.
Bolas de 75 cm – pessoas com mais de 1,70m.
Bolas de 85 cm – pessoas com mais de 1,85m.
Bolas de 95 cm – pessoas com mais de 1,95m.

Para saber mais sobre o Pilates leia: Pilates, uma filosofia de vida.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *