Dicas para aliviar os problemas respiratórios comuns no inverno
Com a chegado do inverno desde o dia 21 de junho, além das temperaturas ficarem mais baixas, no centro-oeste do país ainda temos que lidar com o clima seco.
Com isso, aumentam o atendimento nos hospitais de pessoas com problemas respiratórios e alérgicos. De acordo com estimativas, cerca de 40% da população mundial sofre desse mal.
No mesmo dia em que começa a estação mais fria do ano, também é comemorado o Dia Nacional da Prevenção à Asma.
“Rinite, sinusite, gripe, resfriado, bronquite, asma, além das infecções respiratórias virais são as doenças mais comuns nesse período do ano.
Os principais vilões do frio são os ambientes fechados, roupas e cobertores guardados há algum tempo, o que facilita a proliferação de fungos e ácaros”, alerta o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG).
Segundo o especialista, a melhor maneira de passar o inverno longe desses problemas é a prevenção. Manter ambientes limpos, trocar os lençóis e roupas de cama uma vez por semana; lavar as roupas de inverno, tanto de vestir como de cama, antes de usar; deixar as janelas abertas para ventilar; manter a alimentação saudável e tomar bastante água estão entre os principais cuidados neste período.
Outra sugestão para a prevenção e o combate dos problemas respiratórios é a hidroterapia. Rogério Celso explica que a fisioterapia aquática é uma atividade terapêutica, com a realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida.
As atividades são orientadas sempre por um fisioterapeuta, evitando impacto, acelerando a recuperação e prevenindo várias doenças.
“No caso dos problemas respiratórios, a hidroterapia é uma grande aliada. A própria pressão que a água exerce sobre a caixa torácica auxilia nos exercícios para os músculos respiratórios, melhorando a capacidade pulmonar.
O lado positivo é que a fisioterapia aquática alia exercícios específicos, o que ajuda a corrigir a postura corporal, relaxar e alongar os músculos respiratórios contribuindo para a melhora da função pulmonar e do bem estar geral do paciente”, explica o fisioterapeuta especialista em hidroterapia.
Serviço
Fisior Hidroterapia – Rogério Celso Ferreira
Rua Padre Marinho, 15, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG)
(31) 3055-3555
adoro os comentarios,esses nos ajudam a seguir em frente.
grata,e tdo de bom a todos
silvia