Quais são os benefícios que a prática de artes marciais proporciona?
Certamente, você já se deparou com alguém usando um kimono. Esse traje típico identifica os praticantes de artes marciais que, muitas vezes, são vistos com preconceito devido à associação desse esporte com a violência.
A verdade é que as pessoas que usam o conhecimento em lutas para agredir os outros estão totalmente desconectados da filosofia que as artes marciais promovem.
Esse esporte trabalha o autocontrole e a não-violência, reforçando a ideia de que as técnicas devem ser usadas apenas para defesa pessoal e para a prática do esporte.
Para quebrar esse paradigma, nesse posts vamos mostrar os benefícios que esses esportes trazem para o corpo e para a mente. Continue a leitura e se atualize!
Melhora a saúde em geral
Os exercícios de artes marciais trabalham força, equilíbrio e flexibilidade, portanto, colaboram com a manutenção do peso corporal e desenvolvem a coordenação motora.
Esse tipo de esporte é um ótimo alívio para o estresse e ajuda a aguçar os sentidos. A prática também é excelente para deixar o corpo em forma, além de trabalhar aspectos psicológicos que favorecem a saúde como um todo.
Aumenta a disciplina
A prática de qualquer luta requer disciplina para manter a frequência nos treinamentos, chegar à academia sempre com o kimono limpo e pronto para uso, entre outros aspectos.
Vale lembrar que cada esporte tem o seu kimono específico, por isso, é importante se informar sobre a prática escolhida para manter-se alinhado às particularidades de cada uma.
De toda forma, essa constância, independentemente do kimono a ser utilizado, acaba sendo aplicada também na rotina fora do esporte, em que a preocupação com a disciplina passa a fazer parte de todos os campos da vida do atleta.
Trabalha a defesa pessoal
Infelizmente, estamos sujeitos a situações violentas durante o nosso dia a dia. Nunca sabemos quando algo pode acontecer e, por isso, é bom aprender a se defender para lidar com situações complicadas e que ameacem nossa integridade física.
Conceitos de defesa pessoal são bem-vindos para mulheres e homens, e na prática das artes marciais todos os alunos têm contato com esse conhecimento.
Conhece uma nova cultura
As lutas, como jiu jitsu, kung fu, karatê e taekwondo, vêm de países orientais como China, Japão e Coréia, e abrem a oportunidade de que seus praticantes conheçam uma nova cultura e criem olhares diferentes sobre elas.
Essa possibilidade pode trazer oportunidades, até mesmo, de conhecer novas culinárias e hábitos que, certamente, enriquecerão a vida e a rotina do aluno.
Amplia o círculo social
Em qualquer prática esportiva, o contato com outras pessoas abre portas para novas amizades. Academias também proporcionam essa convivência, mas atividades como musculação costumam ser mais solitárias e não promovem a integração possibilitada pelas artes marciais.
Melhora os princípios pessoais
Habilidades como paciência, respeito, concentração e controle emocional são importantes para o sucesso em qualquer área da vida e podem ser desenvolvidos com as artes marciais.
Os valores aprendidos no tatame são absorvidos de tal forma que os alunos passam a reproduzir essa postura diante dos problemas reais, promovendo um crescimento pessoal inestimável.
Agora que você conhece todas as vantagens que essas práticas podem trazer para o seu corpo, para a sua mente e até mesmo como experiência de vida, que tal começar uma arte marcial com a qual você se identifica?
Pesquise sobre cada uma na internet, procure uma academia perto da sua casa, compre o seu kimono e comece a lutar!