Doenças ligadas ao homem: como vencer tabus
Dos mais de 95 milhões de homens brasileiros, 35 têm mais de 40 anos, idade em que as questões relacionadas à saúde do homem, principalmente os problemas urológicos, são mais frequentes. Entre as doenças mais comuns que atingem o público masculino, estão o câncer de próstata, a disfunção erétil e a ejaculação precoce.
Por isso, a saúde do homem requer cuidados especializados. Por medo, preconceito, ou simplesmente por relaxamento, muitos homens deixam de ir ao médico com a frequência ideal. Para o Dr. Paulo Roberto, da Vivace clínica de urologia no Rio de Janeiro, homens que deixam de ir ao médico urologista têm receio de parecer menos viris. Logo, existem preconceitos e tabus a se superar em relação à saúde masculina.
O homem não pode deixar que o seu preconceito seja maior do que os cuidados com sua saúde. Exames fundamentais como o toque retal, não guardam qualquer relação com virilidade. Para ajudar no combate a esse preconceito, quem exerce papel importante são as mulheres, pois cerca de 90% dos homens que procuram uma clínica de urologia, são levados pela companheira.
Como acabar com o preconceito em relação à saúde do homem
Existe um tabu na discussão que envolve a sexualidade e os problemas urológicos do homem. Para o homem, pode ser difícil aceitar que tem um problema relacionado a sua sexualidade e muito menos que precisa de tratamento. Isso vai de encontro ao perfil do ser masculino, que, às vezes tem apenas medo de ser mal visto e interpretado pelos amigos, pela mulher ou a sociedade em geral.
Sendo essa a realidade, o que precisa é haver uma mudança de pensamento do que é ser homem, e essa mudança de pensamento, deve acontecer primeiramente na cabeça deles, para então alcançar a sociedade como um todo.
Os homens no atual mundo moderno precisam entender que ter problemas de saúde urológicos, é uma coisa totalmente natural, e, de acordo com o avanço da idade isso se torna cada vez mais frequente. O mais importante é saber que essas dificuldades têm tratamento, desde que orientado por um urologista.
A solução para a quebra de tabus à saúde do homem
Preconceitos só são quebrados por iniciativa de quem os possui. Por isso, só os próprios homens são capazes de acabar com esses tabus e ter um foco maior em sua saúde.
O principal diferencial a favor da saúde do homem, é ele criar o hábito de se cuidar focando apenas em seu estado de saúde e bem estar, fazer regularmente exames, dentro dos prazos recomendados pelos médicos e quando necessário, buscar todos os tratamentos adequados.
Exames preventivos, como o de toque, levam a um diagnóstico precoce, o que aumenta muito a chance de cura. É bom lembrar, que para o homem ter uma melhor recuperação, quando diagnosticar algum problema, a ajuda de amigos, em alguns casos, acompanhamento psicológicos e psiquiátricos, são importantes mas, principalmente o apoio da família.