Home Bem-estar Saúde Especial Saúde do Homem

Especial Saúde do Homem

16 min de leitura
2
0

Este mês são comemoradas duas datas que nos lembram de algo muito importante: a nossa saúde. No dia 06 de abril é o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde.

E por falar em saúde, muitas doenças poderiam ser evitadas com simples exames de rotina. Mas com o dia a dia corrido que levamos, quem consegue um tempo para ir ao médico? E a situação é mais grave quando falamos da saúde do homem.

No Brasil os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres. Homens são mais acometidos por doenças como infarto, colesterol, pressão arterial elevada, acidentes vasculares cerebrais e câncer de próstata.

A Vivace, clínica especializada na saúde do homem, preparou uma série de dicas para cuidar melhor da sua saúde.

Quando procurar um urologista

A urologia é uma especialidade médica que cuida do trato urinário do homem, das mulheres e de todo o sistema reprodutor masculino no que envolve testículo, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis.

Além disso, o urologista se preocupa com os cuidados dos seguintes órgãos: rins, ureteres, bexiga, urina, uretra e todos os órgãos do sistema reprodutor masculino.

saude-do-homem

As patologias que mais levam os homens a procurar tratamento médico em urologia, são:

1. Câncer de Próstata
É um dos cânceres que mais atinge os homens no mundo. Para o tratamento, quanto mais cedo iniciar, maior a chance de cura. O toque retal é o exame indicado e deve ser feito prioritariamente nos homens depois dos 40 anos. Essa é a forma mais simples de se detectar o câncer de próstata, que se descoberto no início, tem as chances de cura aumentadas em 100%.

2. Disfunção Erétil
A disfunção erétil, consiste na incapacidade de manter uma ereção do pênis por tempo suficiente para a prática de uma relação sexual. O paciente deve procurar por um urologista para o tratamento da disfunção para descobrir a causa, que pode ser desde problemas psicológicos e orgânicos e em alguns casos a combinação dos dois. Assim, o tratamento urológico vai direcionar o paciente para o tratamento mais adequado.

3. Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP)
Essa doença consiste no crescimento benigno da glândula que ao crescer pressiona o canal uretral, causando dificuldades nas micções. Em alguns casos mais graves, o problema impede o transporte de urina até a bexiga. A HBP atinge mais os homens após os 40 anos de idade. Embora não tenha ligação com o Câncer de Próstata, pode ocorrer ao mesmo tempo.

 

Psicologia masculina, conceitos, desafios e tabus a serem superados

Desenvolver a psique, considerada ainda uma área ligada estritamente à subjetividade, portanto às mulheres, ainda é entendido de forma muito superficial entre os homens, que precisam tanto quanto elas de buscar o autoconhecimento e a razão de muitos de seus anseios.

psicologia-do-homem

É verdade que, gradativamente, especialistas percebem que muitos homens têm buscado na psicologia – tal qual esta ciência se propõe a ser – as bases para a melhor compreensão de seus próprios comportamentos, modos de ser, agir e pensar. Não é apenas a urologia que pode tratar de problemas exclusivamente masculinos.

Também é verdade que os homens têm fisiologia preparada desde sempre para entender as mulheres de maneira bastante objetiva e em termos reprodutivos. Já está comprovado que, ao buscar uma parceira, os homens priorizam boa relação entre peso e altura, proporcionalidade entre quadris e cintura e sinais de juventude, como pele viçosa e tonicidade muscular.

Por desenvolver as primeiras percepções visuais do lado direito do cérebro, homens são mais propensos a considerar o aspecto geral de uma possível parceira, ignorando os detalhes.

A cultura que privilegia o homem estritamente provedor, conquistador e autossuficiente aos poucos dá lugar a uma que humaniza o homem, de modo a possibilitar mais diálogo e compreensão para tratar de questões que, via de regra, são jogadas “para baixo do tapete”.

Comportamento masculino e testosterona

Na maior parte dos casos, o comportamento dos homens pode ser entendido pela presença maior em seu organismo do hormônio testosterona, responsável por atributos sexuais e reprodutivos tipicamente masculinos. Portanto, a saúde do homem está diretamente ligada à presença desse hormônio.

Entretanto, o hormônio, embora exerça grande influência, não responde 100% a todos os modos de agir. Existem muitos fatores subjetivos, em grande parte negligenciados pelos homens, que condicionam comportamentos em grande parte dos círculos sociais em que convivem.

 

8 dicas para diminuir as suas chances de desenvolver câncer

1. Evite fumar
O fumo pode causar vários tipos de câncer, como o câncer de pulmão, bexiga e leucemia. O caminho para diminuir a chance de se desenvolver um câncer é parando de fumar.

2. Previna-se nas relações sexuais
O homem que usa camisinha se protege das doenças sexualmente transmissíveis como o HIV. O sexo sem proteção poder deixar o homem vulnerável ao HPV, que é um vírus do qual se origina o câncer de pênis e o câncer anal.

3. Cuidados com a Próstata
Os exames de próstata também são fundamentais para se prevenir do câncer que mais atinge o homem. O toque retal, que é um dos caminhos para se identificar a doença, é feito em menos de dez segundos, e é totalmente indolor.

4. A prática de exercícios
As atividades físicas de forma regular podem contribuir com a diminuição do risco do câncer. Mesmo os exercícios feitos em casa já ajudam. Atletas de fim de semana são tão propensos a desenvolver doenças quanto pessoas sedentárias, então o segredo é fazer parte da rotina do homem se exercitar.

espcial-saude-do-homem

5. Uma dieta balanceada
Os benefícios de uma dieta balanceada são incontáveis, inclusive ajudando a diminuir o risco de câncer. Alguns estudos mostram que alimentação à base de gordura pode ser fator de risco para câncer. Por isso, prefira sempre frutas, legumes, vegetais e hortaliças.

6. Use sempre o protetor solar
O uso do protetor solar é muito importante para combater principalmente o câncer de pele, que é diagnosticado em mais de um milhão de casos por ano. Use não apenas ao ir à praia, mas diariamente.

7. Faça autoexame dos testículos
O câncer de testículo pode atingir os homens desde a adolescência. O homem pode realizar um auto exame, tocando a região para ver se percebe algo diferente, isso ajuda a detectar o câncer em estágio inicial. Qualquer dúvida, procure um médico imediatamente.

8. Tenha conhecimento do histórico familiar

 

Conheça mais a Vivace

Localizada no Centro do Rio de Janeiro que tem como principal objetivo promover a Saúde do Homem. Um local onde o homem, que hoje tem pouco tempo para ir ao médico e cuidar da sua saúde, possa encontrar os profissionais mais adequados e capacitados para tratar seus principais problemas. A Clínica conta com duas salas de atendimento e local para realização de pequenos procedimentos cirúrgicos. O agendamento com hora marcada é feito por telefone ou pela internet. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 09:00h às 19:00h.

Site: http://vivacesaude.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/vivacesaudedohomem


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

2 Comentários

  1. lithocenter1@gmail.com'

    Clero

    2 de julho de 2018 at 15:32

    Adorei as dicas! É fundamental quebrar os paradigmas é ressaltar a importância do médico para homens.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

HPV e o Homem: Como Prevenir?

O papiloma vírus humano (HPV) é um velho conhecido dos ginecologistas e tamb…